Notícias

Fibra busca soluções de inovação para o setor moveleiro

nuclei inovação corpo

As dificuldades enfrentadas pelo setor moveleiro brasiliense e as oportunidades de desenvolvimento tecnológico das empresas foram temas amplamente discutidos na 15ª Reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação, realizado no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), na tarde desta quinta-feira (06/04). O encontro é ação da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra e conduzido pelo diretor Graciomário de Queiroz. A ação reúne periodicamente empresários, representantes dos sindicatos filiados à Casa e de universidades locais, com o objetivo de estimular a cultura da inovação e ampliar a base de empresas inovadoras na Capital.

Para tanto, o consultor Paulo dos Santo Filho realizou uma apresentação do histórico do Sindicato da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF), além de traçar o perfil dos associados. Na ocasião, Paulo tratou da sistemática de trabalho, das reuniões e projetos desenvolvidos pelo Sindicato, além dos desafios da inovação e das oportunidades de desenvolvimento tecnológico do setor. O objetivo da apresentação, é que os grupos de trabalho do Núcleo de Inovação auxiliem o setor moveleiro com ideias e sugestões inovadoras para alavancar a competitividade das empresas e auxiliar nas dificuldades encontradas. 

"A iniciativa da Fibra, de conceder este espaço para falarmos dos problemas do setor, é louvável. Tive a oportunidade de ouvir ideias boas de pessoas que veem a situação de fora e de uma maneira mais simples", ressaltou Paulo.

Em cada reunião, um sindicato filiado à Fibra realiza a apresentação e recebe dos participantes diversas sugestões e ideias inovadoras para aplicar e aumentar a competitividade do setor. Na reunião anterior, o Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF) foi comtemplado com o debate. 

Mapeamento em Gestão da Inovação

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Gestão da Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Neiane Andreato, apresentou a ferramenta de Mapeamento em Gestão da Inovação do IEL. Trata-se de instrumento em que o empresário realiza uma autoavaliação para mensurar a maturidade em Gestão da Inovação de sua empresa. A avaliação gera um relatório informativo com os pontos fortes e oportunidades de melhorias.

“É uma oportunidade de o empresário avaliar quais aspectos ele precisa trabalhar para estruturar a gestão estratégica orientada para a inovação”, completa Neiane. Além disso, a coordenadora ressalta que, como a autoavaliação está disponível para empresas do Brasil inteiro, será possível fazer uma comparação com empresas do mesmo setor em outros estados. O mapeamento resumido é gratuito e pode ser acessado por meio do link.

Para outras informações acerca do Mapeamento em Gestão da Inovação do IEL, tratar com Neiane Andreato no email: inovacao.iel@sistemafibra.org.br ou pelo número 3403-0890.

Próxima reunião

A 16º Reunião do Comitê de Gestor de Inovação Fibra será realizada no dia 4 de maio, às 15h, no edifício-sede da Fibra. 

 

Texto: Gabriela Soares

Foto: Moacir Evangelista

Assessoria de Imprensa da Federação das Industrias do Distrito Federal (Fibra)

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac