Notícias
Mais três empresas recebem Plano de Marketing Internacional
- Detalhes
- Publicado: Terça, 20 Junho 2017 09:38
O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) finalizou, esta semana, mais um ciclo de apresentações dos Planos de Marketing para empresas que buscam ampliar seus negócios por meio da exportação. A ação faz parte do convênio de cooperação técnica, firmado entre a Fibra e a Universidade Católica de Brasília (UCB).
A principal iniciativa desta parceria consiste no trabalho integrado entre empresas locais e estudantes universitários, que se propõem a elaborar planos estratégicos voltados para a internacionalização. "A parceria tem como principal objetivo sensibilizar o empresário, por meio do fornecimento de informações relevantes para o processo de exportação, fazendo com que se enxergue no mercado externo. Vale destacar também que o acompanhamento da empresa é contínuo, sendo possível aprofundar os estudos e participar de ações de promoção junto ao CIN”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
Participaram deste ciclo três empresas de ramos distintos – Construção Civil, Cosméticos e Alimentos - que se dispuseram a serem avaliadas criteriosamente pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade. O resultado foi um Plano de Marketing Internacional que destaca as melhorias que as empresas devem apresentar para começar a exportar seus produtos. Além disso, o plano apresentou a relação de países em que cada produto será melhor aceito e as modificações necessárias para atender o público alvo. O documento também apresenta a análise do mercado-alvo, barreiras tarifárias, sugestões de promoções, documentações necessárias para exportação e demais informações relevantes para o processo de internacionalização das empresas. Foram seis meses de estudos, em que o trabalho dos alunos foi acompanhado pela professora da disciplina, Camila Cunha, e revisado pela gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
"Há uns três anos, nós começamos a pensar em exportar nossos produtos. Sabemos que são de qualidade e que somos capazes de rodar o mundo. Certamente, este Plano de Marketing é o primeiro passo para que nossos objetivos se tornem reais", ressalta o proprietário da Ikê Pedras, Sérgio Caetano. Os alunos que participaram do projeto destacaram no plano que a empresa precisa melhorar o trabalhado de marketing e necessita de uma reorganização administrativa. "O primeiro passo foi o Plano do Marketing. Agora, é buscar o auxílio do CIN para que a gente dê andamento no nosso desejo de exportar o produto", finaliza Sérgio.
Além da Ikê Pedras, outros dois estabelecimentos foram avaliados pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica. Tratam-se das empresas Casa de Biscoitos Mineiros e Laphin Cosmética. A primeira tem o objetivo de exportar pão de queijo e biscoito de queijo congelados. Após análise de estudo de mercado, o grupo acredita que o mercado boliviano seria o mais indicado para receber os alimentos. "Por ser um país que faz fronteira com o Brasil, seria o ideal para iniciar o trabalho de exportação e, posteriormente, expandir para outras nações. Além disso, nós chegamos à conclusão de que o produto deles terá boa aceitação na Bolívia", diz a estudante Najila Souza.
Já a empresa Laphin Cosmética, busca o mercado internacional para comercializar os produtos da linha cosmética capilar profissional. “Eu já tive a oportunidade de ir ao exterior e fazer uma pesquisa de mercado. Mas o Plano de Marketing dos alunos me trouxe uma segurança maior em relação aos países em que o produto será melhor aceito”, explica o proprietário do estabelecimento, Luiz Araújo.
O empresário afirmou, ainda, que com o apoio do CIN, ele acredita que o desejo de exportar se tornará realidade. "Eu pensava que exportação era apenas para empresas grandes, mas o CIN me mostrou que as pequenas também podem exportar. Muitas vezes temos vontade de comercializar para o exterior, mas a falta de informação ou de alguém que nos oriente, faz com que esse desejo não saia do papel", finaliza Luiz.
A parceria do CIN-DF com a Universidade Católica de Brasília é uma excelente oportunidade para que os alunos vivenciem problemas reais das empresas e coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "A iniciativa do CIN de aproximar a universidade ao mercado é muito boa, pois mostra aos empresários que nós estudantes podemos produzir um material de qualidade", relata o estudante Lucas Monteiro.
Confira outras ações do CIN da Fibra pelo link.
Para saber mais informações sobre o CIN-DF, entre em contato pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br, ou pelos telefones (61) 3362-6122/6132.
Texto: Gabriela Soares
Foto: Hélio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)