Notícias
Empresários do DF discutem inovações para panificadoras
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 30 Junho 2017 15:41
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou, nesta quinta-feira (29), o Seminário "Padaria Conceito", evento nacional que tem como objetivo reunir empresários brasilienses do ramo da panificação para discutir novas técnicas, processos e metodologias de gestão, a fim de otimizar a rotina dos negócios.
A ação foi realizada pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip) e a empresa tailandesa IPão. Como parceiros, o seminário contou com as entidades: Fibra, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além das multinacionais Fleischmanm, Kibon e Japão Tabaco International (JTI).
Na abertura do evento, o presidente do Siab, Paulo Sérgio Dias, destacou o importante papel do sindicato no auxílio ao desenvolvimento das empresas do setor por meio de ações de atualização e capacitação. "Nós atuamos na defesa dos interesses do segmento, identificando as dificuldades e propondo soluções. Este seminário traz o que existe de mais moderno e atual no mercado, e o que queremos com isso é agregar valor aos produtos e empresas do DF", afirmou.
A agitada rotina de trabalho da população, a crise econômica e as inovações tecnológicas que surgem diariamente no mercado interferem diretamente na vida dos consumidores. Prova disso é que o perfil de compra vem mudando gradualmente, fazendo com que as empresas se reformulem com frequência para manter a fidelidade dos clientes. Foi o que explicou o diretor Executivo da Abip, Geovane Mendonça: "Os empresários precisam exercitar a criatividade e se manter informados sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Nosso trabalho, em conjunto com o Siab, objetiva exatamente trazer essa visão de mercado aberta e compartilhar experiências e oportunidades existentes".
Uma das novidades que vêm conquistando os consumidores por todo o país são os chamados "pães artesanais", produzidos com materiais de alta qualidade e processos elaborados. Diferentemente dos tradicionais pães de sal, o pão artesanal demanda maior tempo de preparo e utilização de fermento natural, denominado Levain, ingrediente responsável pela textura crocante, casca grossa e acidez do produto. O problema é que, na maioria das vezes, os empresários não têm tempo hábil para desenvolver todos os processos e precisa encontrar alternativas que possibilitem produzir com qualidade e sabor, de forma mais rápida.
Para simplificar a rotina e dinâmica das padarias, a Fleischmann apresentou, durante o evento, a palestra "Soluções Fleischmann para sua padaria", que abordou o desenvolvimento de produtos durante os 86 anos de existência da marca e demonstrou as opções disponíveis na linha de fermentos biológicos e pré misturas. O resultado das receitas pode ser observado, e saboreado, por meio da degustação de dezenas de pães artesanais produzidos especialmente para o seminário.
Os participantes do evento também conheceram, e degustaram, as inovações relacionadas a sorvetes e picolés. Apresentada pelo gerente Regional da Kibon, Marcos Tateishi, a palestra "Produtos e estratégias de venda dos produtos Kibon" abordou a necessidade de se manter atualizado no segmento em que atua, principalmente em mercados competitivos. De acordo Marcos, no mundo, o Brasil é a segunda maior operação de sorvetes da Unilever (companhia que administra marcas como Kibon e Ben Jerry's), perdendo apenas para os Estados Unidos. "A atualização é essencial para se posicionar e se manter no mercado. Nós estamos trazendo inovações para a pré-temporada de inverno, como o Magnum de maçã e canela e o Cornetto reformulado. Mas já estamos em preparação para a temporada de verão, que deve começar entre agosto e setembro, e trará produtos exclusivos".
Outras empresas também participaram do encontro, como a japonesa JTI, terceira maior empresa de tabacos do mundo, que falou sobre "Gestão e controle de custos no varejo - Como reduzir custos na implantação e manutenção de seu estabelecimento"; e o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), que apresentou a palestra "Os desafios de empreender e gerenciar em 2017: balanço, tendências e perspectivas do setor de panificação e confeitaria”.
Participando do encontro, o empresário José Nascimento, relatou que os temas abordados pelo seminário vão ao encontro das principais dificuldades enfrentadas no dia a dia das panificadoras. “A ação foi muito produtiva, até mesmo para ver que os problemas que encontramos também fazem parte da realidade dos colegas. As inovações apresentadas aqui serviram de inspiração para o meu negócio, principalmente na questão da melhoria de gestão para redução de custos”, explicou.
Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra
Fez parte do seminário "Padaria Conceito" o processo “abordagem coletiva” do projeto Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra, que visa estabelecer parâmetros para harmonizar a relação entre as áreas, com vistas a ampliar o papel dos sindicatos na oferta de soluções do Sistema às indústrias e a atuação dos agentes de mercado no estímulo ao associativismo.
Para tanto, as iniciativas envolvem empresas dos segmentos atendidos pela Fibra, associadas ou não aos sindicatos, e equipe de mercado, que apresenta o portfólio de serviços oferecidos pelas entidades do Sistema, como a qualificação e educação profissional do Senai, e as ações de qualidade de vida e Saúde e Segurança do Trabalho (SST), do Sesi.
O projeto ainda conta com visitas às sedes das empresas para conhecer in loco as principais necessidades, e buscar, de forma conjunta, soluções para os desafios encontrados pelo setor.
Para o presidente do Siab, a iniciativa vem motivando a promoção de ações coletivas, e o resultado já pode ser visto ao se analisar o aumento no número de associados desde o início do projeto. “Apesar da crise pela qual estamos passando, a receptividade dos empresários está sendo muito boa, tanto para os serviços oferecidos pelo Sesi e Senai, quanto em relação às atividades do Sindicato. Com este trabalho, a tendência é de que os empresários busquem, cada vez mais, as alternativas ofertadas pelo Sistema Indústria”, finalizou.
O Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra é uma iniciativa da Confederação Nacional da Industria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). No Distrito Federal, o projeto é implementado pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra.
Iniciado em 15 de maio de 2017, o Modelo prevê duas fases: A primeira é a de implementação, que vai até o 18 de agosto, e envolve o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Distrito Federal (Simeb-DF), o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF). Já a segunda fase, que é a de incorporação, tem término previsto para 14 de maio de 2018, e inclui todos os nove sindicatos filiados à base sindical da Fibra.
Para obter mais informações sobre o Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra, entre em contato com a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone: (061) 3362-6115 ou pelo e-mail Assessoriasindical@sistemafibra.org.br.
Texto: Aline Porcina
Imagens: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra