Notícias

Serviços do Sistema Fibra são apresentados ao setor do vestuário

modelo de atuacao sistemafibra sindvest

As indústrias que compõem o parque fabril brasiliense têm tido a oportunidade de conhecer mais detalhadamente os serviços oferecidos pelas entidades que compõem o Sistema Fibra (Fibra/Sesi/Senai/IEL-DF), além de todos os benefícios do associativismo. Há cerca de dois meses, a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical e a área de Mercado do Sistema Fibra têm atuado na Implantação do Modelo de Atuação Articulada, projeto do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Por meio de visitas, os empresários e seus executivos recebem informações acerca das soluções do Sistema Fibra à sua base de representação, possibilitando o acesso das empresas a produtos e serviços muitas vezes desconhecidos.

A primeira fase do Modelo de Atuação Articulada tem duração de três meses. Iniciada em 22 de maio, parte das metas previstas para esta etapa já foram realizadas. Até o presente momento, 122 indústrias receberam a visita da equipe de Mercado, sendo que o previsto é visitar 220 empresas até 18 de agosto. Um número bastante positivo é acerca das associações realizadas por meio deste trabalho. Espera-se, no período, que 16 indústrias se associem aos quatrosindicatos patronaisparticipantes do projeto (Sindigraf, Sindiveste, Simeb e Siab). Após execução de 60% do processo de implantação, os sindicatos já conseguiram associar 10 novas empresas.

Embora seja um novo projeto e mesmo que o atual cenário econômico dificulte a decisão final dos empresários quanto a contratação de serviços que eles consideram importantes para o dia a dia da empresa e para alavancar a competitividade, outros dados comprovam que este modelo muito tem a avançar. Ao todo, 20 indústrias já receberam propostas demandadas de serviços e produtos do Sistema Fibra. Destes, cinco contratos já foram assinados. Nestes casos, as metas, 66 e 20, respectivamente, estão mais distantes de serem alcançadas, mas sinalizam o interesse que o empresário tem de investir, mas, com cautela, profundamente influenciado pela dura recessão econômica vivida pelo País.

Abordagem coletiva

Além das visitas, outras ações de abordagem coletiva têm sido realizadas junto aos sindicatos. Nesta terça-feira (18/7) foi a vez do setor do vestuário do DF de receber o evento Vendendo Mais e Melhor.

A abordagem coletiva é um momento em que o sindicato convida empresas não associadas para apresentar o sindicato e seus serviços. Na oportunidade, a área de Mercado do Sistema Fibra também participa e apresenta o portfólio do Sistema. O objetivo desta ação é o acesso a um número maior de potenciais novos associados e de realização abordagem pelos agentes de Mercado, que contarão como visitas presenciais para compor o resultado do projeto.

Durante o encontro que ocorreu na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), os consultores de Mercado apresentaram toda a expertise executiva do IEL, as soluções de saúde, educação e qualidade de vida do Sesi, além das atividades de educação profissional e soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Senai.  “A empresa que tem o apoio de entidades como o Sistema Fibra tem mais oportunidade de mercado do que aquela que caminha sozinha”, afirma Walquiria Aires, presidente do Sindicato.

Ainda segundo Walquiria o Sindiveste tem o objetivo de fortalecer ainda mais a atividade do vestuário no DF. “O nosso sindicato está em contato com as principais iniciativas do setor, além de oferecer produtos e serviços exclusivos para os associados", finaliza a presidente do Sindicato.

 

Texto: Suzana Leite
Foto:Helio Montferre/CR Press
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac