Notícias

Fibra integra comissão dos 50 anos de Brasília

O O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, é um dos 50 integrantes do Conselho Consultivo das Comemorações dos 50 anos de Brasília. A indicação por decreto foi assinada hoje (6) pelo governador José Roberto Arruda em cerimônia no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Integram o grupo entidades que representam o setor produtivo, secretários de Estado do DF, parlamentares, ex-governadores e executivos das empresas de comunicação da capital federal.
 
Após a reunião, Rocha informou que pretende apresentar sugestões como forma do setor industrial ter maior participação nos festejos do cinquentenário de Brasília. No entanto, as diretrizes somente vão ser definidas dentro das próximas semanas. Na cerimônia, o governador Arruda afirmou que a participação das entidades na comissão será de “fundamental importância”. Ele defendeu o envolvimento de toda população da capital federal.
 
“Esse será o primeiro desafio. Que possamos traduzir a história de Brasília para os moradores mais humildades”, afirmou o governador. Os outros dois eixos, segundo ele, são o maior envolvimento da população brasileira no evento e que seja pensado também o futuro de Brasília de forma planejada.
 
Cinquentenário de Brasília

 
A cerimônia de instituição do Conselho Consultivo reuniu cerca de 600 personalidades no complexo do Museu da República.  O evento foi aberto pela soprano Janete Dornelas
que adentrou ao auditório entoando o Hino de Brasília. Ela foi acompanhada pelo violonista Gustavo Pereira. Em seguida, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do DF, Paulo Octávio, apresentou, em discurso, a mobilização para os festejos de Brasília.
 
Segundo Paulo Octávio, a cidade pode ser apresentada “como um filme da grande saga da interiorização do Brasil” sob liderança de JK. Ele traçou um paralelo com os fatos que ocorreram, desde a determinação de mudança da capital para o Planalto Central até a inauguração da cidade, em 23 de abril de 1960, que mobilizou os mais diversos setores naquela ocasião.
 
“Brasília é o símbolo do Brasil que deu certo”, enfatizou.
 
Em seguida, os participantes do concurso para a escolha da logomarca dos 50 anos de Brasília foram homenageados. Ao design Antonio Danilo Morais Barbosa, vencedor da competição, coube prêmio de R$ 15 mil. A logo criada por Barbosa vai ser utilizada nos documentos oficiais do GDF e encontra-se à disposição para que seja incluída nos ofícios de entidades privadas da capital federal.
 
O ministro do Turismo, Luiz Barreto, integrante do Conselho Consultivo, que discursou como representante do governo federal, enfatizou que Brasília, como sendo capital do País e por seu complexo arquitetônico conquistou em poucas décadas o reconhecimento da UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. “Brasília é o museu da ousadia”, destacou Barreto.
 
Na solenidade, o governador Arruda assinou dois decretos: um criando o Conselho Consultivo e outro que destina crédito suplementar de R$ 20 milhões para as comemorações dos 50 anos de Brasília. Em discurso otimista, o governador do DF destacou a importância da participação dos pioneiros na construção da capital federal e a mudança de norte que o País se lançou a partir do deslocamento do centro do poder do Rio de Janeiro para o Planalto Central.
 
“Nossa responsabilidade é repensar a cidade. Que este conselho nos dê idéia, pois a festa dos 50 anos deve ser a festa do Brasil”, enfatizou o governador ao explicar que as comemorações previstas para o dia 21 de abril de 2010 terão à frente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
Roberto Cordeiro
Assessor de Impressa

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac