Notícias
Presidente da Fibra prestigia posse das Federações de RS, ES e MA
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 24 Agosto 2017 15:54

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, prestigiou nos últimos dois meses as cerimônias de posse das novas diretorias das Federações do Maranhão, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Consciente do importante papel institucional que as Federações das Indústrias exercem no que concerne ao desenvolvimento econômico do país, Jamal enfatizou o trabalho que vem sendo feito pela rede nos últimos anos e desejou sucesso aos colegas: “as federações são coirmãs e compartilham planos, oportunidades e desafios muito semelhantes no desempenho de suas atividades, pois todas estão atuando para fortalecer a indústria no Brasil. Tenho certeza que os próximos anos serão de grandes conquistas para estes estados”, afirmou.
As entidades fazem parte do grupo de 27 Federações que formam a base do sistema de representação da indústria no Brasil, e trabalham com objetivos integrados e coordenados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), visando a defesa dos interesses do setor produtivo e a construção de ambientes favoráveis aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do país. Ao todo, o grupo reúne mais de 1.250 sindicatos e 700 mil empresas industriais de todas as unidades federativas do país.
Edilson Baldez permanece na Fiema
Reeleito pela terceira vez, Edilson Baldez está à frente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) desde 2008. No último dia 23 de junho, Baldez tomou posse para o quadriênio 2017-2021, juntamente com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, em cerimônia realizada na capital do estado. O evento contou com a participação do governador, Flávio Dino, e do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Na ocasião, o presidente da Fiema destacou que tem trabalhado para o fortalecimento dos interesses do empresariado industrial maranhense e pretende trazer, neste novo mandato, metas muito mais fortes e ambiciosas com vistas a atender os anseios do setor e da população.
Nascido em Rosário, Maranhão, Edilson Baldez das Neves é engenheiro civil, engenheiro de Segurança e empresário. Iniciou sua vida profissional na Construtora Itapoã S/A Indústria e Comércio, até constituir a sua própria empresa, a PECIL-Projetos de Engenharia e Construção Civil Limitada, que mais tarde se transformaria na ENGEC-Engenharia e Construções Limitada. Líder empresarial reconhecido foi presidente da Associação Brasileira de Hotéis no Maranhão; diretor de Patrimônio da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares; diretor Tesoureiro, vice-presidente e presidente do SINDUSCON-MA; diretor do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão(SEHAMA); vice-Presidente da Federação das Indústrias do Maranhão(FIEMA) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM), e atualmente é diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação(FBHA), membro do Conselho Administrativo da Empresa Maranhense de Administração Portuária(EMAP), gestora do Porto do Itaqui, presidente do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE-MA) e membro do Conselho Empresarial do Maranhão(CEMA), presidido pelo governador do Estado.
Gilberto Petry assume a Fiergs/Ciergs
No Rio Grande Sul, a cerimônia de posse do novo presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), Gilberto Porcello Petry, para a gestão 2017-2020 foi realizada no dia 18 de agosto. Petry assume a Fiergs sucedendo Heitor José Müller após duas gestões consecutivas, e também passa a administrar o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL-RS). Participaram da solenidade o governador do Estado, José Ivo Sartori, e o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Glauco José Côrte.
Gilberto Porcello Petry, 69 anos, diretor-presidente da Weco S/A – Indústria de Equipamento Termo-Mecânico, de Porto Alegre, é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Em 1990, passou a integrar as Diretorias da FIERGS/CIERGS, e desde 2005 é vice-presidente da Federação das Indústrias do RS. Coordenou, a partir de 1993, cinco Conselhos Temáticos, nas áreas técnica, de Relações do Trabalho e Assuntos Legislativos. É também delegado representante da FIERGS junto à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desde 2001, preside o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal).
Findes será comandada por Léo de Castro
Realizada no dia 03 de agosto, a posse da nova Diretoria Plenária da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, e do governador do Estado, Paulo Hartung. Assumindo a presidência da Findes, o empresário Léo de Castro destacou o momento de mudanças positivas que vive o país e as novas perspectivas para o setor produtivo no ES.
Léo de Castro é natural de Muriaé (MG), tem 45 anos, é casado com Patricia Castro e pai de dois filhos, Bernardo e Victoria. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado em Administração e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), o presidente atua como diretor da Fibrasa e conselheiro das empresas VTO Polos Empresariais, Nazca Advisors e Econservation Estudos Ambientais.
O presidente eleito para a gestão 2017-2020 já ocupou a presidência da Associação dos Empresários da Serra (2003-2005); do Sindicato da indústria de material plástico do Espírito Santo – Sindiplast-ES (2009-2012); foi vice-presidente do Espírito Santo em Ação (2013-2016); diretor (2011-2014) e vice-presidente (2014-2017) da Federação das Indústrias; e representa o Espírito Santo como conselheiro na Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2014.
Texto: Aline Porcina, com informações da Fiema, Fiergs e Findes
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra