Notícias
Modelo de Atuação Articulada do Sistema Fibra chega à segunda fase
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 25 Agosto 2017 09:26

Começou nesta semana o planejamento da segunda fase do Modelo de Atuação Articulada entre as Áreas Sindical e de Mercado do Sistema FIBRA, projeto que visa estabelecer parâmetros para harmonizar a relação entre as áreas, com vistas a ampliar o papel dos sindicatos na oferta de soluções do Sistema às indústrias e à atuação dos agentes de mercado no estímulo ao associativismo.
Iniciado em 15 de maio de 2017, o Modelo prevê duas etapas: a de Implantação, finalizada no último dia 18 de agosto, e a de incorporação, com término previsto para 14 de maio de 2018. A primeira fase envolveu o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Distrito Federal (Simeb-DF), o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF). Por meio de visitas às sedes das empresas, agentes de mercado e executivos sindicais se disponibilizavam para discutir as principais necessidades do negócio e buscar, de forma conjunta, soluções para os desafios encontrados pelo setor.
Durante os três meses de implantação do Modelo, foram visitadas 211 indústrias locais, distribuídas entre os quatro segmentos atendidos. Destas, 54 se mostraram interessadas em receber propostas referentes às soluções oferecidas pelo Sistema, e 24 empresas terminaram a primeira fase com algum tipo de contrato assinado, o que representa um alcance de 120% da meta estabelecida previamente.
Em relação ao associativismo, os resultados foram ainda mais satisfatórios quando comparados à proposta inicial. Foi registrado o resultado de 101% de indústrias que demandaram formulários de associação a algum dos sindicatos participantes. Em decorrência disso, as entidades filiaram 28 novas empresas, alcançando a expressiva marca de 175% de associação.
Para os sindicatos, a primeira fase do projeto foi avaliada com 92% de satisfação em relação ao nível de compartilhamento de informações entre todos os agentes envolvidos. Esta avaliação foi feita com base na integração das áreas de atuação do Sistema Fibra com os sindicatos participantes e empresas de suas bases, que, de forma conjunta, trabalham para o desenvolvimento de todo o setor produtivo local, como explica o presidente do Sindigraf, Pedro Verano: “O interessante deste projeto é que possibilita que as empresas não apenas conheçam o sindicato, mas tenham acesso a tudo o que a Federação, o Sesi, o Senai e o IEL podem oferecer. Temos uma base com representação forte e isso tem que ser usado a favor do desenvolvimento da nossa indústria”.
Já para o presidente do Siab, Paulo Sérgio Dias, o Modelo Articulado surgiu como uma motivação para que os sindicatos fossem a campo divulgar suas bases e apresentar os serviços disponíveis para as empresas do segmento: “Com as visitas, fomos percebendo que existe um vasto campo de empresas que ainda não conhecem nem os nossos serviços, nem os oferecidos pelo Sistema. Este projeto criou possibilidades e esperamos que a segunda fase mantenha este patamar para nós e para os outros sindicatos que irão participar a partir de agora”.
Sobre o projeto e suas próximas fases
O Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra é uma iniciativa da Confederação Nacional da Industria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). No Distrito Federal, o projeto é implementado pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra.
A segunda fase do Modelo é referente ao ciclo de incorporação e deve incluir todos os nove sindicatos filiados à base sindical da Fibra, que passarão por etapas como sensibilização, benchmarking, análise e limpeza da base de dados e definição de portfólio.
Além disso, o cronograma da segunda etapa também contempla a capacitação e reciclagem do Núcleo Estadual, definição de indicadores e metas, planejamento dos eventos de abordagem coletiva, visitas às indústrias e divulgação dos resultados.
Para obter mais informações sobre o Modelo de Atuação Articulada entre as áreas Sindical e de Mercado do Sistema Fibra, entre em contato com a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical pelo telefone (061) 3362-6115 ou pelo e-mail Assessoriasindical@sistemafibra.org.br
Texto: Aline Porcina
Imagens:Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra