Notícias
Prêmio CNI: inscrições abertas para edição 2009
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 20 Agosto 2009 00:00
Os melhores projetos em inovação e produtividade, design e desenvolvimento sustentável podem ganhar prêmio. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) abriu as inscrições para que as empresas coloquem em disputa as grandes ideias. O regulamento contendo os detalhes do concurso podem ser obtidos no site www.cni.org.br/premiocni. O prazo para os candidatos se encerra no dia 14 de setembro e os vencedores nas respectivas categorias vão ser conhecidos em 17 de novembro durante cerimônia que acontecerá em Brasília.
No ano passado, a grife Apoena obteve a terceira colocação em Design, na modalidade pequena e micro indústria. Com sede em Brasília, a firma conquistou a posição com o projeto “Apoena Verão 2009 – When I´m Sixty Four”. A indústria brasiliense trabalha com bordados manuais em resgate aos valores culturais. Segundo dados referentes ao resumo do projeto, a coleção se deu a partir da canção do ex-Beatles Paul McCartney. A Apoena, além da atuação no setor moda, conta com serviço de ensino para 70 crianças que recebem aulas de arte.
Hoje, com apenas três anos de vida, a Apoena reúne associações de bordadeiras sob a coordenação de Kátia Ferreira. Na internet, segundo informações à disposição do público, diz que o grupo produz duas mil peças por mês, distribuídas em 43 pontos de venda em todo o Brasil. As mesmas informações disponíveis dão conta que os produtos são: vestidos, saias, blusas e acessórios com estilo inconfundível, uso diferenciado de cores e o caráter artesanal que deram à marca projeção no cenário da moda nacional.
Regulamento do Prêmio CNI
O regulamento do Prêmio CNI 2009 informa que “as modalidades foram criadas como forma de contribuir com as empresas que, por meio da melhoria de processos de gestão e de inovações possam se inserir cada vez mais no mercado global e competitivo e usar desse comportamento uma ferramenta fundamental para crescimento e desenvolvimento empresarial”. Além disso, o Prêmio tem por objetivos: estimular e reconhecer as contribuições das empresas industriais para o aumento da competitividade brasileira e para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Para premiar os melhores trabalhos, a comissão organizadora concebeu três categorias. A primeira delas é Inovação e Produtividade que tem por finalidade premiar as propostas que contribuam “para o aumento dos níveis de desenvolvimento, de inovação tecnológica e da produtividade”. De acordo com o regulamento, tratam-se de “iniciativas que buscam a adequação ou aprimoramento de processos, aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, introdução de novos produtos e processos no mercado”.
A categoria Design tem por objetivo reconhecer “as iniciativas das empresas voltadas à introdução de mudanças e adaptações de seus produtos com base em atividade de design que enfoquem planejamento, diagnóstico, mudanças e adaptações de produto, interação entre as atividades de design e os setores responsáveis pela produção, programação econômico-financeira, comercialização e divulgação”.
Desenvolvimento Sustentável é a terceira categoria do Prêmio CNI 2009 assim definida: propostas que visem à melhoria do desempenho ambiental das empresas com foco na implantação de sistemas de gestão ambiental, adoção de práticas de produção mais limpa, sistemas de tratamento de resíduos, programas de educação ambiental e reciclagem de produtos.
As indústrias serão agrupadas em duas modalidades para que possam competir: Média e Grande Indústria, para aquelas que têm faturamento acima de R$ 3,6 milhões; e, Micro e Pequena, com faturamento abaixo de R$ 3,6 milhões. Há também uma regra para as empresas que foram controladas ou que pertençam a outros grupos econômicos. Neste caso, a classificação levará em consideração a receita operacional bruta consolidada.
Após a definição do projeto, o primeiro passo é formular a pré-inscrição no endereço eletrônico (www.cni.org.br/premiocni). O cadastro somente será validado se a concorrente preencher todos os requisitos para participar do certame. Feito o cadastro, as informações serão encaminhadas à respectiva federação das indústrias que acompanhará e orientará nas etapas seguintes: inscrição, julgamento e premiação.
No ato da inscrição – segunda etapa do processo – serão preenchidos os dados da concorrente, incluindo a descrição da proposta, bem como o envio de arquivos imagens. No caso dos arquivos, recomenda-se que não ultrapasse o limite de 1MB por arquivo. Se não houver condição de proceder a inscrição online, os documentos podem ser encaminhados por via postal.
Mesmo assim, somente será confirmada a participação no Prêmio CNI após avaliação por parte da Comissão Julgadora. Os integrantes desta comissão irão avaliar se as indústrias se enquadram nas respectivas categorias e modalidades. Concluída esta etapa, classificam 18 indústrias que participarão da premiação no dia 17 de novembro, em Brasília. Esta comissão – após análise das propostas – escolherá os três melhores trabalhados de acordo com o critério categoria/modalidade.
Serviço:
Prêmio CNI 2009
Inscrições até 14 de setembro de 2009
www.cni.org.br/premiocni
Cerimônia de premiação dia 17 de novembro, em Brasília.