Notícias
Ex-alunas do ViraVida participam de homenagem à mulher no Buriti
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 09 Março 2018 09:54

Quatro egressas do programa ViraVida foram convidadas a assistir, na manhã de quinta-feira (8), à cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada pelo governo de Brasília. A data é comemorada anualmente em 8 de março e celebra as conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos.
O evento, no Salão Branco do Palácio do Buriti, teve apresentações musicais e artísticas, além de uma homenagem a mulheres dos diversos segmentos sociais. Representando o ViraVida, estiveram no Palácio do Buriti as ex-alunas Deborah Oliveira (turma de 2014), Francisca da Silva (2012), Raquel Borges (2012) e Rebeca Pereira (2016/2017), além da coordenadora do programa no Distrito Federal, Cida Lima.
Criado em 2008 pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o ViraVida resgata jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social, lhes proporcionando estudo e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. No DF, desde 2009, já atendeu mais de 700 alunos – 70% do sexo feminino.
Aos 20 anos e cursando o 2º semestre de Direito, Deborah viu o convite para participar da cerimônia na sede do governo como mais uma vitória fruto de sua trajetória no programa. “Viver isto hoje e representar todas as meninas do ViraVida é mais uma prova de que podemos chegar aonde quisermos. Mesmo que o mundo tente nos mostrar o contrário, somos guerreiras e capazes de dar uma virada na nossa vida”.
Prevenção à violência
Na cerimônia, foram anunciadas novas ações do governo para o público feminino, como uma campanha de prevenção contra a violência de gênero e contra o abuso sexual no transporte público. Também foi assinado um protocolo de intenções com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para destinar parte das vagas terceirizadas do órgão a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. “É um momento de reflexão, mobilização e união para que possamos avançar na construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa”, afirmou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Também foi lançado na cerimônia o Observatório Distrital de Gênero, plataforma para publicação de pesquisas, estudos e informações gerais a respeito de mulheres. Para a primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, colaboradora do governo, o observatório é um grande avanço para o desenvolvimento de futuras políticas públicas: “Com acesso a essas informações, será possível conhecer melhor os problemas da cidade e definir ações com maior precisão”. Mais informações sobre os anúncios estão aqui.
Veja aqui a galeria de imagens.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Moacir Evangelista
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra