Notícias

Sistema Fibra leva debate acerca da gestão de resíduos a congresso

Brasília sedia em 5, 6 e 7 de junho o 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities). O Centro de Convenções Ulysses Guimarães reunirá representantes de todos os continentes para apresentar as melhores práticas e as mais avançadas tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos. O Sistema Fibra apoia institucionalmente o evento e participará da programação com a sala temática Indústria: Gestão Consciente de Resíduos, das 9h às 12h, no dia 7. O congresso, organizado pelo Instituto Lixo Zero, é gratuito. Para participar, basta se inscrever em www.cidadeslixozero.com.br.

A participação do Sistema Fibra no congresso compreende dois momentos, ambos na sala 5. O primeiro será a palestra Cenário Pós-Implementação da Lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, com a consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) Ester Martins.

Em seguida, será realizada a mesa-redonda Gestão de Resíduos no DF sob a Perspectiva da Lei dos Grandes Geradores. O debate se fundamentará em minipainéis apresentados por empresários que implementaram o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e por outros convidados. A mediação será feita por Wanderley Coelho Baptista, especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Veja os participantes:

  • Paulo Mello, empresário fundador do Instituto Ecozinha
  • Mônica Mendes Licassali, presidente da Rede Alternativa das Cooperativas
  • André Castro, empresário do restaurante Authoral
  • Maria Isabel Andrade, gerente de Produção da indústria de pães de queijo Segredo Mineiro
  • Paulo Celso dos Reis Gomes, diretor técnico do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU)

Congresso Lixo Zero

Representantes de cidades de todos os continentes e especialistas ligados a sustentabilidade, meio ambiente, planejamento, políticas públicas, tributação, entre outras áreas, vão apresentar casos de sucesso. O objetivo é que o contato com experiências positivas inspire gestores públicos e a sociedade brasileira.
O conceito lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seu modo de vida, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e seu uso pós-consumo. Também propõe medidas de ações públicas e privadas que minimizem os impactos do aquecimento global.
A programação do congresso inclui painéis sobre tendências, conscientização e educação, redução e reúso, ações comunitárias e políticas públicas e reciclagem e compostagem. Também haverá workshops. 

Texto: Suzana Leite

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Assessoria de Comunicação Sistema Fibra 

 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac