Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, os Institutos Lixo Zero Brasil e Desponta Brasil, em parceria com o governo de Brasília, deram início às atividades do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O encontro, que ocorre até esta quinta-feira, 7 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reúne representantes de todos os continentes para apresentar as melhores práticas e as mais avançadas tecnologias em gerenciamento de resíduos sólidos.

O conceito lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar o modo de vida, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são recuperados e reaproveitados.

A programação inclui palestras, workshops, painéis e exposição, além da exibição de cases. “A ideia é que todos se inspirem e busquem soluções para a realidade da sua cidade e que sejam capazes de implantar processos para o tratamento do lixo”, disse o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini. A entidade atua em 16 unidades da Federação e conta com cerca de 5 mil voluntários.

Durante a cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg citou o fechamento do Lixão da Estrutural e a abertura do Aterro Sanitário de Brasília como importantes avanços do ponto de vista ambiental. “Brasília pode ser uma grande vitrine de práticas sustentáveis, pois atuou de forma sistemática desde a fase de desocupação do espaço até a adaptação do novo local de trabalho”, afirmou.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), o secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannus, o diretor executivo da Confederação Nacional de Municípios, Gustavo Cezário, o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Júlio César Reis, a gerente executiva da Caixa Econômica Federal, Mara Luísa Motta, e o deputado distrital Julio Cesar Ribeiro (PRB).

congresso cidades lixo zero

Os interessados em participar do congresso podem se inscrever no balcão de credenciamento do evento, mediante a disponibilidade de vagas. A entrada é gratuita.

Participação do Sistema Fibra

O Sistema Fibra apoia institucionalmente o congresso e participará da programação com a sala temática Indústria: Gestão Consciente de Resíduos, das 9h às 12h, no dia 7. 

Em um primeiro momento, será a palestra Cenário Pós-Implementação da Lei dos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, com a consultora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) Ester Martins. Em seguida, será realizada uma mesa-redonda, que se fundamentará em minipainéis apresentados por empresários que já implementaram o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e por outros convidados. Ambas as atividades serão na sala 5.

No mesmo dia, na sala 6 (DF – Políticas Públicas e Melhores Práticas), às 10h30, será a vez de o consultor do Senai-DF Daniel Zottich expor a palestra PGRS: Ferramenta de Conscientização às Empresas do DF.

Além disso, uma escultura de dinossauro de 6 metros de altura feita de garrafas PET está exposta em frente ao Museu Nacional da República. A obra faz parte do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. A intervenção urbana tem o objetivo de chamar a atenção do público sobre a problemática do lixo e a importância da reciclagem e conta com o apoio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

Veja mais fotos do congresso no link.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac