Notícias
Saiba como será o Encontro Nacional da Indústria de 2018
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 27 Junho 2018 12:59
A 11ª edição do Encontro Nacional da Indústria (Enai) ocorrerá em 3 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento será seguido pelo Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República, que ocupará o mesmo espaço no dia seguinte. O Enai, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2006, é a maior convenção do setor industrial brasileiro. Participam as federações de todo o País.
São esperadas no Enai aproximadamente 2 mil pessoas, entre empresários da indústria e profissionais das entidades de representação do setor, além de personalidades políticas. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do encontro enquanto houver vagas. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 9h.
A programação do dia 3 inclui painéis sobre assuntos estratégicos como quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade. A prioridade é promover o debate e a reflexão sobre o cenário que será enfrentado, a partir de 2019, pelo novo governo, pela indústria e pela economia brasileira.
Durante o Enai, no estande do Sistema Fibra, os visitantes poderão conhecer os trabalhos que têm sido realizados no Distrito Federal relacionados ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST) do Distrito Federal desenvolveu uma metodologia que tem como foco principal a separação e a redução da geração de resíduos na empresa e seu tratamento adequado, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).
A programação inclui o anúncio do vencedor do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. O Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor) representa o DF na disputa. Com o case do Prêmio Sinfor de TI, promovido anualmente desde 2009, o sindicato foi classificado para a etapa nacional.
Para encerrar o Enai 2018, haverá o lançamento oficial do SE Sesi e Senai do Futuro, que vai começar a ser construído em 2019, para ser entregue em 2021. Trata-se de um espaço de 85 mil metros quadrados no Alphaville totalmente voltado para a inovação. Serão erguidos no local uma universidade corporativa, um centro de convenções, um centro de desenvolvimento de tecnologias educacionais e um museu de arte, ciência e tecnologia da indústria. Também se instalarão lá as áreas de coordenação da rede dos Institutos do Senai e dos Centros de Inovação do Sesi.
Os participantes do Enai e do Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República poderão visitar, também no CICB, a Olimpíada do Conhecimento 2018, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Será uma grande demonstração de novidades da indústria 4.0 e das tendências em educação, tecnologias e inovação em diversas atividades, dividida em dois ambientes: A Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. De 5 a 8 de julho, a Olimpíada do Conhecimento estará aberta ao público. Os departamentos regionais do Distrito Federal do Sesi e do Senai vão participar.
Presidenciáveis
No dia 4, o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República marcará a entrega oficial do documento Propostas da Indústria para as Eleições 2018. No encontro, pré-candidatos terão a oportunidade de apresentar sua agenda de governo a industriais. Estão confirmados os pré-candidatos Geraldo Alckmin, do PSDB, Marina Silva, da Rede, Jair Bolsonaro, do PSL, Henrique Meirelles, do MDB, Ciro Gomes, do PDT, e Álvaro Dias, do Podemos. A moderação será feita pelo jornalista Roberto D’Avila.
Cada presidenciável terá 25 minutos para expor seus planos de governo à plateia. Em seguida, haverá tempo para perguntas do público e da CNI. Na sequência, cada pré-candidato terá cinco minutos para considerações finais.
A CNI apresenta as propostas da indústria aos presidenciáveis desde a eleição de 1994. Neste ano, serão encaminhados aos candidatos 43 documentos com as sugestões do setor, elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. Além de um diagnóstico da situação atual e das tendências em cada área, o Mapa Estratégico estabelece metas claras e ações factíveis em 11 fatores-chaves, entre os quais estão a segurança jurídica, a educação, a infraestrutura, o ambiente macroeconômico, a eficiência do Estado, a governança e a inovação.
Texto: Aline Roriz (com informações da Agência CNI)
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra