Notícias

Campus Party Brasília é oficialmente aberta

Na noite dessa quarta-feira (27) ocorreu a cerimônia de abertura do espaço Arena da Campus Party Brasília. O encontro, que reúne 6 mil pessoas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, é um dos maiores festivais de tecnologia do mundo.

Os campuseiros, participantes que acampam no local do evento e pagam pela inscrição, têm de hoje a domingo, 1º de julho, acesso a uma programação de palestras e de workshops com, ao todo, 300 horas de conteúdo. Além disso, haverá campeonato de games, parada cosplay (pessoas vestidas de personagens) e desafios de hackathon – disputa de hackers a fim de explorar dados abertos por horas ou até dias.abertura campus party brasilia

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acredita que o Distrito Federal tenha potencial para se tornar a cidade da inovação. “Estamos criando em Brasília um ambiente de empreendedorismo, por meio da tecnologia. A Campus faz parte desse processo”, disse, durante a cerimônia.

A edição deste ano, a segunda na capital, conta ainda com o espaço Open Campus, aberto ao público e gratuito. Os visitantes têm acesso, a partir desta quinta-feira (28), a estandes de exposição, palestras e oficinas. Podem ver atrações com simuladores de realidade virtual, conhecer projetos acadêmicos e assistir a um campeonato de drones.

Para o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, a capital do País superou as expectativas. “Pensava que Brasília era apenas um ecossistema político, mas desde a primeira edição a cidade se mostrou diferente disso e quebrou os paradigmas.”

Ainda é possível se inscrever no festival. Os valores dos ingressos variam de R$ 150 a R$ 370. Para a área gratuita, não é preciso fazer inscrição.

Participação do Sistema Fibra

Na Open Campus, as equipes das três escolas Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) – Legofield, do Sesi Gama, Bisc 8, de Sobradinho, e Albatroid, de Taguatinga – apresentam os projetos relacionados à água que desenvolveram para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. São maneiras de reduzir o consumo do recurso e de reaproveitá-lo. Elas se revezam em um estande de 28 a 29 de junho, das 10h às 18h.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) está no local de 28 de junho a 1º de julho, das 10h às 21h, com exceção do último dia, quando as atividades se encerrarão às 16h. A instituição exibe a metodologia utilizada nas salas de aula em seus cursos técnicos: a realidade aumentada. E a realidade virtual, por meio do Microsoft HoloLens, um par de óculos 3-D.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiroz, compareceu à abertura do evento, que considera uma oportunidade para Brasília. “A Campus Party insere o DF na cadeia de eventos de estudo e pesquisa. Abre as portas para os jovens criarem novos desafios e oportunidades, que futuramente podem se tornar negócios para a indústria local”, explica.

Histórico

A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. No Brasil, o evento ocorre há dez anos. A primeira edição, em São Paulo, reuniu 3,3 mil participantes. Brasília adotou o festival em 2017, e o encontro foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No País, a realização é do Instituto Campus Party.

Ocorreram edições em países como Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac