Notícias

Governança é tema central do Enai 2018

Na manhã desta terça-feira, 3 de julho, ocorreu a cerimônia de abertura do Encontro Nacional da Indústria (Enai), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A programação de hoje vai até as 18 horas. Na 11ª edição, o evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é a convenção do setor industrial brasileiro. Reúne empresários, sindicatos e federações de indústrias de todo o País.

Assuntos como a quarta revolução industrial, competitividade, inovação tecnológica, educação e produtividade são discutidos em painéis. O objetivo é analisar o cenário que será enfrentado pelo novo governo e pela indústria e, consequentemente, pela economia brasileira.

Na abertura, o presidente da República, Michel Temer, destacou a importância de um trabalho alinhado e da continuidade dos processos de melhorias para o País. “O que é feito hoje é o que permite o que poderá ser feito no futuro, por isso é necessário construir em harmonia com os Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] e com o setor produtivo os anseios da população”, disse. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge Lima, também compareceu à cerimônia.

No primeiro painel, com a participação do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, do professor de Direito Constitucional Joaquim Falcão e do presidente do Conselho da BRF Foods, Pedro Parente, o tema foi A Governança do Brasil: Os Problemas, a Agenda, as Saídas. Foram avaliados os pontos históricos da política brasileira e as mudanças feitas até hoje.

Também pela manhã, houve o painel Os Desafios para o Cenário Econômico, com o diretor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, Luiz Guilherme Schymura, e com o diretor executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto. Os dois painéis foram mediados pelo jornalista William Waack.

Na quarta-feira (4), haverá o Diálogo da Indústria com os Candidatos à Presidência da República. Seis pré-candidatos terão um espaço para apresentar, individualmente, sua agenda de governo a empresários industriais: Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

robson andrade cni enai 2018

Para o presidente da CNI, Robson Andrade (foto), será um momento para refletir sobre os problemas do País e suas origens. “Queremos saber quais medidas serão adotadas para aumentar a competividade e o desenvolvimento econômico, pois muitas empresas deixam de investir e produzir devido à insegurança jurídica. É preciso clareza nas legislações para se ter entendimento das obrigações”, disse.

Participação da Fibra

Durante o Enai, no estande do Sistema Fibra, os visitantes podem conhecer os trabalhos que têm sido realizados no Distrito Federal relacionados ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST) do Distrito Federal desenvolveu uma metodologia que tem como foco principal a separação e a redução da geração de resíduos na empresa e seu tratamento adequado, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010).

“Este é um momento muito importante, em que todas as federações se encontram e trocam ideias e experiências. E hoje aqui foi abordado um tema fundamental para o futuro do País, que é a segurança jurídica”, diz o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que assistiu à abertura.

Também ocorrerá a Olimpíada do Conhecimento 2018, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Será uma demonstração de novidades da indústria 4.0 e das tendências em educação, tecnologias e inovação em diversas atividades, dividida em dois ambientes: A Cidade Inteligente e a Escola do Futuro. Ocorre de 5 a 8 de julho e é aberta ao público.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

%MCEPASTEBIN%

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac