Notícias

Investimento para inovação é tema de encontro no Biotic

Na tarde desta quinta-feira (26), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apresentou a cerca de 40 empresários o programa Finep Startup. O encontro ocorreu no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, próximo à Granja do Torto. A realização foi da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), da Finep e da Biotic S.A.

O objetivo do edital de subvenção econômica é impulsionar empresas brasileiras que desenvolvam tecnologias inovadoras. “O nosso intuito foi traduzir elementos do edital e sensibilizar e estimular os empresários de Brasília a participarem de programas de investimento”, disse Roberto Chiacchio, analista do Departamento de Empreendedorismo e Investimento em Startups da Finep. Ele destacou a vocação da capital para a tecnologia.

Para concorrer ao Finep Startup, é preciso ser microempresa ou empresa de pequeno porte e abordar um dos seguintes temas na proposta de projeto: agritech, building information modeling, cidades sustentáveis, defesa, economia criativa (jogos eletrônicos), educação, energia, fintech, healthtech, mineração, petróleo e química. Também podem se candidatar aquelas que têm como elemento central da estratégia competitiva o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços nas áreas de biotecnologia, de blockchain, de inteligência artificial, de internet das coisas, de manufatura avançada, de microeletrônica, de nanotecnologia e de realidade aumentada.

O apoio financeiro será de até R$ 1 milhão por empresa. A seleção será realizada em duas rodadas de investimento: a primeira com inscrições até 3 de agosto e a outra até 8 de fevereiro de 2019. Em cada etapa, poderão ser selecionados até 30 empreendimentos.

finep no biotic

Na ocasião, Bruno Brito, sócio da gestora de fundos de investimento Cedro Capital, falou sobre a importância de se estimular a economia brasiliense. “O nosso objetivo é contribuir para o ecossistema de Brasília e fomentá-lo. Temos de descentralizar os investimentos dos mercados de grandes capitais, como o da Região Sudeste”, defendeu.

Estéfano Flenik, dono da Meu Rango, startup de entrega de alimentos, assistiu às apresentações e elogiou a iniciativa. “A maioria das startups vai à falência por falta de investimento. É ótimo ter o apoio de grandes financiadores”, afirma.

Aos presentes, o diretor de Negócios da Biotic S.A., Hideraldo Almeida, falou sobre as instalações do recém-inaugurado parque tecnológico e a importância que ele tem para Brasília. “Está sendo construída uma rede de cooperação entre instituições de ensino e o setor produtivo. A economia local só tende a ser alavancada.”

Cidade inteligente

Na quarta-feira (25) o arquiteto e engenheiro italiano Carlo Ratti esteve no parque tecnológico para discutir com a diretoria da Biotic S.A. o projeto de ocupação de um dos lotes. A ideia é construir uma cidade inteligente na área, com o auxílio da consultoria do arquiteto, especialista no tema. O objetivo é reunir empresas, startups e instituições de ensino e de outras áreas.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac