Notícias

Setor produtivo do DF amplia discussões sobre indústria 4.0

A indústria 4.0 foi o tema da 372ª reunião ordinária da Diretoria Plena da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), na noite de quarta-feira (29), na sede da entidade. Diretores, gestores e empresários assistiram à palestra Transformação Digital, ministrada pelo assessor de gabinete do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Juarez de Paula. O objetivo foi discutir as mudanças que o novo cenário impõe às empresas e as ferramentas e plataformas para auxiliar o processo.

Na abertura da reunião, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, falou sobre desafios e impactos da indústria moderna: “O que vivemos atualmente aponta para uma transformação nunca vista na história do desenvolvimento industrial. Os resultados vão se refletir na produtividade, na redução de custos, no controle dos processos e na customização da produção”.

Para as empresas, um dos principais desafios da indústria 4.0 é se adaptar aos novos modelos de negócios e ao novo perfil do consumidor, que diariamente tem acesso a novas informações e se tornou mais exigente. “O mercado de hoje exige um atendimento personalizado e imediato. As interações com os clientes são, em sua maioria, nas mídias sociais, o que deve ser visto como uma vantagem, pois entrega valor, benefício e experiência”, explicou o palestrante, que é sociólogo.

Juarez de Paula defende que as empresas se voltem para a cultura interna, inserindo no dia a dia processos de inovação orientados por dados. “Quando se tem como base apenas a experiência e o conhecimento, não há inovação, apenas a repetição do passado. É importante utilizar as ferramentas disponíveis e investir em plataformas digitais, metodologias ágeis e experiência do usuário.”

O presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Ricardo Caldas, esteve na reunião e destacou a importância do tema não apenas para empresas ligadas à tecnologia, mas para todos os segmentos do setor produtivo: “Os dados gerados nos negócios representam uma riqueza que deve ser monetizada. A transformação digital faz com que as empresas melhorem seus desempenhos, seus processos e, consequentemente, seus produtos e resultados”, acredita.

Reuniao Fibra 02 1

Desvendar 4.0
O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), Marco Secco, aproveitou as discussões sobre o tema para convidar empresários e gestores para o encontro Desvendar 4.0. Será em 12 de setembro, no Senai Taguatinga, das 19h às 21h. Haverá palestras, mesa-redonda e apresentação de cases. As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo site senai40.com.br.

Veja a galeria de imagens.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Hélio Montferre/ Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac