Notícias
Uma celebração ao empreendedorismo feminino
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 14 Novembro 2018 16:50
Nessa terça-feira, 13 de novembro, dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de refletir sobre a desigualdade de gêneros e de conhecer histórias de empreendedoras e de projetos que incentivam o protagonismo feminino no mercado de trabalho. O evento, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino (Women’s Entrepreneurship Day – WED), comemorado em 19 de novembro desde 2014.
O Brasil aderiu em 2017, por meio da Wedo Brazil (Women's Entrepreneurship Day Organization Brazil), organizadora do evento no Biotic. A embaixadora da Wedo Brazil e da WeAmericas, Cristina Castro-Lucas, fez a abertura e enfatizou a dificuldade de tratar de empoderamento feminino em um País onde, a cada dois minutos, uma mulher registra agressão que se enquadra na Lei Maria da Penha. “O que reúne tantas pessoas tão interessantes aqui é uma causa, uma crença, uma alma e a certeza de que, se não fizermos alguma coisa, não vamos conseguir dar um passo à frente. Nosso objetivo é que todos saiam daqui com a certeza de que vão mudar o mundo”, afirmou.
O WED Brazil 2018, segunda edição do evento em Brasília, teve o apoio do Sistema Fibra. Instigou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade por meio de experiências sensoriais, além de introduzir o foco do trabalho da Wedo Brazil em 2019: Mulher e Blockchain, Projetos Sociais Futuros. “Nosso novo projeto é um portal de transformação. Criamos uma robozinha que nasce do conjunto de mil mulheres. Ela poderá ajudar mulheres em qualquer lugar do mundo. É o primeiro avatar que vai buscar tornar tangível a causa feminina”, explicou Cristina.
Em 145 países, a Wedo tem como missão empoderar meninas, celebrar e dar suporte a mulheres nos negócios globalmente, visando a reduzir a pobreza. A Wedo contribui para a sociedade por meio do engajamento em ações de impacto social, como fez no DF com o Vira Vida – programa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) que trabalha com jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Ao longo de 2018, a Wedo ajudou a divulgar o programa e a buscar oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.
No evento, o público ouviu o depoimento de uma egressa da 12ª turma do Vira Vida no DF. A jovem Luana (nome fictício) contou como o programa transformou sua realidade. “Antes do programa eu não era ninguém, era depressiva, já tinha tentado suicídio três vezes e venho de uma família muito vulnerável. Hoje, eu tenho sonhos e um deles é ser comissária de bordo. Não preciso mais lembrar do passado nem me culpar por coisas de que eu não tive culpa”, afirmou a ex-aluna do Vira Vida.
O WED Brazil 2018 fez homenagem a mulheres que são referência em dez categorias:
Ação Social – Maria Paula Fidalgo
Psicóloga, apresentadora, comediante e criadora do projeto social Embaixada da Paz
Alcance Nacional – Nadine Gasman
Médica e diretora-geral do Grupo de Saúde da América Latina, do qual é fundadora
Atuação Pioneira no Brasil – Cosete Gebrim
Pioneira de Brasília, pedagoga e presidente da Associação das Mulheres que Amam Brasília – AMA Brasília
Destaque Jurídico – Alessandra Del Debbio
Advogada com experiência na liderança de departamentos jurídicos de grandes empresas de tecnologia
Incentivo e Conscientização no Brasil – Cármen Lúcia
Jurista, professora e ministra do Supremo Tribunal Federal, do qual é a atual presidente
Incentivo e Investimento Educacional – Sofia Esteves
Empreendedora e dona da Cia. de Talentos
Incentivo e Produção de Artesanato – Martha Medeiros
Estilista e fundadora do projeto Olhar do Sertão. Sua marca emprega artesãs do Nordeste que trabalham com renda
Inovação de Mercado – Ana Fontes
Fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora e autora do livro Empreendedoras por Natureza
Jornalismo e Distribuição de Informação – Lilian Tahan
Jornalista e diretora do site de notícias Metrópoles
Tecnologia de Informação e Comunicação – Rosine Kadamani
Graduada em Direito, pioneira no estudo de Bitcoins e Blockchain e cofundadora da Blockchain Academy
Texto: Aline RorizFoto: Moacir Evangelista/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra