Notícias
Produção da indústria brasiliense caiu em setembro
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 21 Novembro 2018 18:07
A produção industrial local e a utilização da capacidade instalada recuaram em setembro, após terem crescido em agosto. A evolução da produção segue abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa aumento de queda – passou de 53,2 pontos para 47,6. Em agosto o parque fabril havia operado com 65% da capacidade – a maior do ano. No mês seguinte, caiu para 63%.
O emprego na indústria, pela primeira vez no ano, ultrapassou a linha dos 50 pontos, o que não ocorria desde agosto de 2017. O indicador passou de 46,7 pontos na pesquisa passada para 51,8 na atual, crescimento de 5,1 pontos.
A Sondagem Industrial do Distrito Federal é realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Coleta mensalmente de empresários informações sobre a indústria brasiliense e as perspectivas do setor para os seis meses seguintes. Os últimos dados foram levantados em outubro.
A cada três meses, a pesquisa também traz um balanço sobre as condições financeiras e os principais problemas da indústria. O índice de satisfação com a situação financeira passou de 42,9 pontos para 46,1 no terceiro trimestre, ou seja, a insatisfação diminuiu. O indicador de facilidade de acesso ao crédito teve queda de 0,9 ponto – foi de 33,9 pontos para 33 pontos. Esse dado indica que as empresas tiveram dificuldade em obter recursos.
Para 65,43% dos entrevistados, a maior preocupação é em relação à carga tributária, seguida da falta de capital de giro e da burocracia excessiva.
Próximos meses
Apesar das preocupações e da queda em alguns indicadores, os empresários estão otimistas para os próximos seis meses. O indicador de expectativas de empregos passou de 49,2 pontos em setembro para 52,6 em outubro, um aumento de 3,4 pontos. Já a demanda por produtos permaneceu acima da linha divisória e ficou em 56,8 pontos.
A intenção de investimento na indústria, contudo, voltou a recuar. O índice alcançou 31,4 pontos em outubro. Em setembro, chegou a 35,8 pontos.
Texto: Dayane dos Santos
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra