Notícias
UCB inaugura espaços voltados ao empreendedorismo
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2018 11:06
Na manhã de terça-feira, 11 de dezembro, foram inaugurados o Espaço Startup Católica e o Colabid, no câmpus de Taguatinga da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo é promover projetos de inovação em pesquisa, extensão e empreendedorismo. O lançamento faz parte de uma parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Os espaços são laboratórios de ideias, que consequentemente se tornarão realidade e mecanismos transformadores para as pessoas. Esse é o papel da academia, contribuir para a sociedade”, disse o reitor da universidade, Jardelino Menegat. Ele destacou que o Distrito Federal tem potencial de interação com as áreas do conhecimento e da tecnologia. “Esse é o diferencial da capital, que estimula a excelência na inovação.”
Os locais são abertos à população. “O ambiente de educação é propício ao desenvolvimento de novas tecnologias, o que vai de encontro com o que os espaços propõem”, explicou o analista de Ciências e Tecnologia do CNPq Luiz Claudio Pimentel.
Durante o evento, alunos da instituição de ensino fizeram uma rodada de pitch (formato rápido da apresentação de negócios) sobre aplicativos para celular. O mestre em Gestão do Conhecimento Bruno Castilho, de 34 anos, foi um desses estudantes. Ele apresentou a plataforma online Guide Work – que auxilia na produção de textos. “É como se o professor fosse o maestro, os alunos, os músicos e as atividades científicas, o concerto em si”, diz. O mecanismo simplifica o processo de organização de informações, facilita a utilização de referências bibliográficas e permite ao professor definir uma trilha de aprendizagem.
Parceria
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) tem um termo de cooperação técnica com a Universidade Católica, que permite a atuação conjunta em programas, projetos, atividades e serviço de consultoria e assessoria nas áreas de desenvolvimento tecnológico e de inovação.
“A união das expertises de cada entidade é em prol de um desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para a população”, afirma o coordenador de Desenvolvimento e Inovação da universidade, Alexandre Kieling.
Veja a galeria de imagens no link.