Notícias

Equipes de robótica do Sesi-DF são premiadas no exterior

As três equipes formadas por alunos, ex-alunos e professores do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que competiram em torneios internacionais de robótica neste ano voltaram para casa com troféus. O tema do desafio da temporada 2018/2019 da First Lego League (FLL) foi Into Orbit (Em Órbita). Crianças e adolescentes de mais de 80 países pesquisaram sobre questões relacionadas a viver e a viajar no espaço e propuseram soluções inovadoras para problemas físicos ou sociais enfrentado por astronautas. Além do projeto, cada time teve de desenvolver um robô com peças de Lego.

Para competir no exterior, as equipes brasileiras passaram por etapas regionais, no ano passado, e pelo Torneio Sesi de Robótica FLL, em março, no Rio de Janeiro. Em todas as disputas, os participantes foram avaliados pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.

O programa internacional de robótica tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens por ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Foi criado em 1998 pela organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional. Veja as equipes do Sesi-DF que competiram fora do País e os projetos apresentados:

Lego of Olympus

14 7 lego of olympus eua premio

A equipe foi a vice-campeã do Torneio de West Virginia, em Fairmont, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de julho. Os alunos do Sesi Gama tiveram a segunda maior pontuação na categoria principal do torneio, a Champion´s Award, na qual os juízes avaliam o conjunto do trabalho apresentado. A Lego of Olympus buscou melhorar as condições de sono dos profissionais nas viagens espaciais, criando o protótipo de um colchão que, com aquecimento e vibração, aumenta o grau de relaxamento e faz o astronauta adormecer com maior facilidade. A equipe é formada pelos alunos Cauã da Fonseca, Hellen Santos, Isadora Marinho, Lauany Araújo, Luan Melo, Marcus Okubo e Vitor Azeredo, pela mentora Isadora Marinho e pelos técnicos Alberto Roquete e Tereza Ribeiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), por meio do Projeto Nacional de Educação Empreendedora, foi parceiro da equipe na competição.

Albatroid

Albatroid

O time do Sesi Taguatinga conquistou no Aberto da Ásia o primeiro lugar na categoria Estratégia e Inovação e o segundo lugar no Desafio do Robô. A competição foi de 4 a 7 de julho, em Sydney, na Austrália. A equipe criou um capacete que utiliza terapias alternativas, como a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia, para aliviar o estresse dos astronautas por meio do estímulo de áreas específicas do corpo. A Albatroid é composta pelos alunos Amanda Merlin, Ana Carolina Moraes, Anna Clara Gomes, Eduardo Moroni, Gabrielly Borges, Guilherme Silva, Ives Djuran, Letícia Souza e Maria Rita Lima, pelo mentor Gabriel Antunes e pelos técnicos André Alcântara e Luciane Almeida. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) foi patrocinador oficial da Albatroid no Aberto da Ásia. Os estudantes conseguiram ainda apoios das empresas RR Assessoria, Arte em Cinema e Djob Malharia.

Legofield

 legofield robotica sesi df benedito 30 5

A equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô no Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai, de 30 de maio a 1º de junho. A ideia do time é que, por meio de um relógio de pulso usado pelo astronauta e de um aplicativo de celular, seja possível identificar grandes alterações na frequência cardíaca e tocar automaticamente a música indicada para cada situação. A Legofield, do Sesi Gama, é formada pelos alunos Carolina Andrade, Daniel Rocha, Eduardo Luz, Germana Gomes, Giovanna Ferreira, Júlia Vieira Porto e pelos técnicos Tereza Ribeiro e Kleber Carvalho.

Texto: Aline Roriz
Foto das três equipes: Aline Roriz/Sistema Fibra – 17/3/19
Foto da Lego of Olympus: Nilson Carvalho/Sistema Fibra – 14/7/19
Foto da Albatroid: Rodrigo Curado/Sistema Fibra – 6/7/19
Foto da Legofield: Benedito Aragão/Sistema Fibra – 30/5/19
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac