Notícias
Diálogo Industrial trata da relação entre qualificação e mercado externo
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 28 Agosto 2019 12:21
Representantes de empresas de diferentes áreas participaram na tarde de terça-feira, dia 27, do primeiro Diálogo Industrial de 2019 no Distrito Federal. A atividade ocorreu na Federação das Indústrias do DF (Fibra) e o objetivo foi discutir as dificuldades enfrentadas no mercado externo e as possibilidades de atuação coletiva para melhorar a qualificação das equipes e a ampliação da presença internacional.
A palestra foi feita pelo instrutor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Luiz Roberto Oliveira. Com mais de dez anos de experiência em docência em áreas como Comércio Exterior e Economia, ele exemplificou com dados e cases a relação entre a deficiência no processo educacional e a produtividade. Entre os problemas destacados por ele estão a falta de qualificação, de fluência em outro idioma e de visão globalizada.
“Quando falamos sobre exportação, tratamos de aspectos técnicos e estratégicos, mas nos esquecemos de olhar para dentro das empresas. Quão qualificados e comprometidos com a qualidade estão seus funcionários da linha de produção?”, questionou.
Segundo o palestrante, o esforço para a exportação tem de ser da empresa como um todo. Isso evita vendas e abordagens de sucesso, mas com entregas que não se concretizam. “Os executivos podem ser primorosos, mas é preciso saber se a área de produção está pronta para entregar as soluções”, ponderou. Nesse ponto, Oliveira destacou a importância de investir em treinamentos, para não transformar falhas em rotina.
Diretor da empresa Pamonha Pura, que que já exporta para os Estados Unidos e para Portugal, Rômulo Lopes (foto) viu no encontro uma possibilidade de ampliar o conhecimento sobre o assunto. “Quando você vai exportar, é preciso pensar em todos os detalhes. Foi bom ouvir o depoimento de várias pessoas sobre dificuldades comuns a todos”, avaliou.
“Foi um momento de bastante troca de conteúdo entre os participantes. Problemas de qualificação afetam a cadeia produtiva como um todo”, disse Gonçalo Alexandre Lopes, gerente comercial da Link Data, empresa da área de tecnologia da informação.
A atividade foi organizada pela Fibra, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), e faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) — iniciativa da CNI para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seus vínculos com as indústrias, as federações e a CNI.
No início do encontro, a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, explicou que a internacionalização é um processo que vai além do envio de produtos para fora do País. “Não envolve só exportação, começa muito antes, com a preparação da empresa, a qualificação do profissional, a preparação do produto e a análise de mercado”, enumerou.