Notícias

Diálogo Industrial trata da relação entre qualificação e mercado externo

27 08 2019 dialogo industrial mercado externo foto victor hugo pessoa 2Representantes de empresas de diferentes áreas participaram na tarde de terça-feira, dia 27, do primeiro Diálogo Industrial de 2019 no Distrito Federal. A atividade ocorreu na Federação das Indústrias do DF (Fibra) e o objetivo foi discutir as dificuldades enfrentadas no mercado externo e as possibilidades de atuação coletiva para melhorar a qualificação das equipes e a ampliação da presença internacional.

A palestra foi feita pelo instrutor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Luiz Roberto Oliveira. Com mais de dez anos de experiência em docência em áreas como Comércio Exterior e Economia, ele exemplificou com dados e cases a relação entre a deficiência no processo educacional e a produtividade. Entre os problemas destacados por ele estão a falta de qualificação, de fluência em outro idioma e de visão globalizada.

“Quando falamos sobre exportação, tratamos de aspectos técnicos e estratégicos, mas nos esquecemos de olhar para dentro das empresas. Quão qualificados e comprometidos com a qualidade estão seus funcionários da linha de produção?”, questionou.

Segundo o palestrante, o esforço para a exportação tem de ser da empresa como um todo. Isso evita vendas e abordagens de sucesso, mas com entregas que não se concretizam. “Os executivos podem ser primorosos, mas é preciso saber se a área de produção está pronta para entregar as soluções”, ponderou. Nesse ponto, Oliveira destacou a importância de investir em treinamentos, para não transformar falhas em rotina.

27 08 2019 dialogo industrial mercado externo foto victor hugo pessoaDiretor da empresa Pamonha Pura, que que já exporta para os Estados Unidos e para Portugal, Rômulo Lopes (foto) viu no encontro uma possibilidade de ampliar o conhecimento sobre o assunto. “Quando você vai exportar, é preciso pensar em todos os detalhes. Foi bom ouvir o depoimento de várias pessoas sobre dificuldades comuns a todos”, avaliou.

“Foi um momento de bastante troca de conteúdo entre os participantes. Problemas de qualificação afetam a cadeia produtiva como um todo”, disse Gonçalo Alexandre Lopes, gerente comercial da Link Data, empresa da área de tecnologia da informação.

A atividade foi organizada pela Fibra, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), e faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) — iniciativa da CNI para aprimorar a atuação dos sindicatos e fortalecer seus vínculos com as indústrias, as federações e a CNI.

No início do encontro, a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, explicou que a internacionalização é um processo que vai além do envio de produtos para fora do País. “Não envolve só exportação, começa muito antes, com a preparação da empresa, a qualificação do profissional, a preparação do produto e a análise de mercado”, enumerou.

 
Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac