Notícias

Evento de ciência e tecnologia reúne mais de 120 expositores no DF

SNCT Foto MoacirEvangelista21102019 2 de 3Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, teve início nesta segunda-feira, 21 de outubro, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação vai até domingo (27). Em Brasília, ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações promove o evento desde 2004.

“Aqui, há a possibilidade de as pessoas verem a ciência e a tecnologia aplicadas no dia a dia. Espero que muitas escolas nos visitem e que os alunos tenham inspiração para suas carreiras no futuro”, disse o ministro Marcos Pontes, na cerimônia de abertura, na tarde de hoje.

Oficial da Força Aérea Brasileira e primeiro astronauta sul-americano a ir ao espaço, o ministro relatou uma experiência que teve quando criança: a de interagir com um piloto da Esquadrilha da Fumaça e conhecer de perto uma aeronave. “Para ele, eu provavelmente era mais uma criança para quem mostrava o avião, mas, para mim, foi um dia que nunca mais esqueci. Da mesma forma, imagino que garotos e garotas que vierem aqui podem ser inspirados para encontrar seu futuro.”

Na cerimônia de hoje, também houve o lançamento, pelos Correios, do selo personalizado e do carimbo comemorativo do evento. Para 2020, Pontes anunciou que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será Inteligência Artificial: Novas Fronteiras da Ciência Brasileira.

Participação do Sesi e da Fibra

SNCT Foto MoacirEvangelista21102019 3 de 3Até sábado, o horário das atividades é das 9 às 20 horas. No domingo, das 10 às 20 horas. Nesta edição, são 21 mil metros quadrados ocupados por mais de 120 expositores, entre eles o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Federação das Indústrias do DF (Fibra).

“Brasília é formada por uma população jovem e nosso desafio é exatamente contribuir para o desenvolvimento cultural e intelectual das nossas crianças. Em eventos como este, a gente apanha experiências e as transmite aos nossos alunos em nossas escolas [Sesi e Senai]”, diz o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, que assistiu à cerimônia.

No estande do Sesi e da Fibra, os visitantes podem conhecer três projetos voltados à sustentabilidade na promoção da qualidade de vida: o Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar), o Superalimento e a Horta Escolar Inteligente. Há ainda um hub de inovação (espaço preparado para palestras e debates) e demonstração de atividades de robótica.

No Palco 360º do evento, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentarão a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. O roteiro é uma adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, e também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja aqui as fotos da abertura.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac