Notícias
Icei-DF ultrapassa 50 pontos e industrial retoma confiança
- Detalhes
- Publicado: Terça, 28 Julho 2020 19:42

O empresário industrial do Distrito Federal está confiante após três meses de sentimento negativo, iniciado em março, diante dos efeitos da crise de saúde da covid-19 no Distrito Federal. Em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF), chegou a 50,6 pontos. Foi a primeira vez desde abril que o número superou os 50 pontos, marco que divide confiança de falta de confiança.
Os dados foram coletados de 1º a 13 de julho em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No dia 2 de julho, durante a realização da pesquisa, o governo do Distrito Federal publicou o Decreto nº 40.939 de 2020, que iniciou a reabertura gradual de setores como o comércio, que estavam desde março com restrições de funcionamento, necessárias ao combate da disseminação da covid-19.
“Sem dúvidas a reabertura, mesmo que gradual, trouxe boas perspectivas para o empresário da indústria”, afirma Jamal Jorge Bittar, presidente da Fibra. “A volta das atividades do comércio, especialmente, fez com que as mercadorias que estavam em estoque fossem vendidas, abrindo espaço para novos pedidos. A indústria no DF não foi impedida de funcionar por decretos, mas a queda do consumo já estava afetando a produção e o uso da capacidade instalada apresentava queda”, afirma Jamal.
O resultado de julho recupera em 81% o índice medido em março, que foi de 62,6 pontos. Em julho de 2019, a pesquisa mostrou 57,5 pontos, número que se manteve em crescimento até abril de 2020, quando o fechamento de atividades econômicas derrubou o Icei-DF para 37,4 pontos, o menor número desde o início da medição da série histórica, em 2010.
Componentes
Na análise dos componentes do Icei-DF, tanto o indicador de expectativas como o que mede a sensação do industrial sobre as condições atuais da empresa tiveram recuperação.
Ainda bem abaixo da linha dos 50 pontos, o indicador de condições atuais passou de 24,8 pontos em junho para 31,5 em julho. A mesma elevação ocorre quando a pergunta é sobre expectativas: 60,1 pontos em julho, com aumento em comparação a junho de 4,8 pontos.
Para Jamal, os componentes do Icei-DF mostram que o empresário ainda vive um momento de incertezas, apesar da melhoria de perspectivas. “Ainda temos a percepção sobre as condições atuais muito abaixo da casa dos 50 pontos. A esperança é de que em breve o enfrentamento contra a covid-19 evolua e que as condições permitam reduções nas restrições de convívio social, diz o presidente da Fibra.
Acesse aqui a série histórica do Icei-DF.
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra