Notícias
Icei-DF mantém tendência positiva em outubro
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 30 Outubro 2020 08:55
Pelo quarto mês consecutivo, o empresário industrial do Distrito Federal demonstra confiança quanto à situação econômica. Em outubro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF), marcou 58,3 pontos — aumento de 0,6 ponto em relação a setembro. O Icei-DF é medido mensalmente pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF.
A recuperação da confiança do industrial começou a ocorrer após abril, quando o Icei-DF teve a maior queda de um mês para o outro na série histórica e marcou o índice mais baixo em 2020, de 37,4 pontos, em razão da crise causada pela covid-19. Em junho, o índice iniciou uma tendência crescente e, em julho, a pesquisa indicou que o empresário passou a demonstrar confiança. Naquele momento, o Icei-DF marcou 50,6 pontos e cruzou a linha média — o número acima de 50 pontos indica confiança, abaixo de 50, falta de confiança.
Desde abril, o Icei-DF já subiu 20,9 pontos, aproximando-se a cada mês do número registrado em março, de 62,6 pontos, quando a economia do DF ainda não havia sido abalada pelos efeitos da covid-19.
Todos os componentes do Icei-DF também cresceram, com destaque para a expectativa para os próximos seis meses, com o indicador subindo 0,9 e marcando 65,2 pontos em outubro. Neste contexto, o empresário mostrou-se otimista em relação a economia brasileira (64,7), do DF (65) e da própria empresa (65,4 pontos). Quando questionado sobre as condições atuais, também foi registrada evolução positiva em 0,2, com o indicador indo a 44,6 pontos em outubro. O componente recupera-se, porém mais lentamente que o de expectativas, e ainda está abaixo da linha dos 50 pontos.
Para o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar, a manutenção da confiança do empresário local ocorre pelo reaquecimento do comércio e pela sazonalidade. A aproximação do fim de ano traz fatores importantes para a economia, como o pagamento do 13º salário. “A reabertura do comércio foi importante para um início de recuperação da indústria e a expectativa é de que o consumo cresça com as festas de fim de ano, reduzindo estoques e aumentando os pedidos de novos produtos”, afirma. “O primeiro semestre foi extremamente difícil para o setor e a melhora de cenário ocorrida nos últimos meses traz boas expectativas para o empresário, que começa a ver um futuro menos turbulento que o passado recente”.
Números do País
O Icei nacional também registrou pequena alta em outubro, indo a 61,8 pontos — em setembro marcou 61,6. Nos componentes nacionais, também houve melhora em outubro em relação a setembro: as condições atuais foram a 56,3 pontos e as expectativas marcaram 64,5 pontos.
Texto: Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra