Notícias

Estudantes apresentam plano de marketing internacional para a indústria do vestuário

Entrega de plano de marketingComo encerramento das atividades do semestre letivo, estudantes da disciplina de Práticas Profissionais do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília apresentaram nesta quinta-feira, 3 de dezembro, um plano de marketing internacional para a indústria do vestuário do Distrito Federal.

Desde 2016, a universidade e a Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), mantêm uma parceria em que os universitários aplicam na prática o que aprendem na graduação. Com a pandemia da covid-19, a abordagem do plano foi alterada. Ao invés do tradicional atendimento direto às empresas, com planos de marketing elaborados diante de situações específicas, a abordagem feita pelos estudantes nos dois semestres de 2020 foi por setor. Desta vez, o foco foi a indústria do vestuário.

A partir de pesquisas, os estudantes escolheram a máscara de proteção facial como produto a ser analisado no documento, que explorou a exportação para países da América do Sul. “Com o plano, oferecemos um produto de qualidade para empresas que trabalham nesse segmento. A temática da pandemia é um problema que precisa ser tratado e estamos aqui com nossa contribuição”, destacou a destacou a professora Camilla Cunha, que acompanhou o trabalho durante o semestre.

Para a elaboração do plano, os alunos estudaram temas como pesquisa de mercado, estratégias de exportação, público-alvo e aspectos legais e fizeram uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do segmento. “Participar de cursos, desenvolver métodos de produção e aperfeiçoar habilidades com foco na exportação traz melhorias para a imagem da empresa no mercado doméstico”, argumentou a estudante do 6º semestre Letícia Maria de Souza, de 19 anos, ao falar sobre os benefícios da preparação para a exportação.

“O plano apresentado trouxe um ponto principal, que é pensar a exportação como um processo a longo prazo, que pode trazer benefícios em curto período no mercado interno, antes mesmo de o produto chegar lá fora”, pontuou a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, ao agradecer os estudantes pelo empenho na elaboração do trabalho.

O plano apresentado nesta terça-feira foi o segundo este ano. O primeiro, entregue em julho, foi voltado para a indústria alimentícia do DF. Desde o início da parceria, 26 planos de marketing internacional foram feitos por estudantes para empresas de diversos setores e outros dois planos foram construídos em modelo setorial devido à pandemia, que impossibilitou as visitas de campo.

Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização

O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o Centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.

Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação da Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac