Notícias
Estudantes apresentam plano de marketing internacional para a indústria do vestuário
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 03 Dezembro 2020 18:18
Como encerramento das atividades do semestre letivo, estudantes da disciplina de Práticas Profissionais do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília apresentaram nesta quinta-feira, 3 de dezembro, um plano de marketing internacional para a indústria do vestuário do Distrito Federal.
Desde 2016, a universidade e a Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), mantêm uma parceria em que os universitários aplicam na prática o que aprendem na graduação. Com a pandemia da covid-19, a abordagem do plano foi alterada. Ao invés do tradicional atendimento direto às empresas, com planos de marketing elaborados diante de situações específicas, a abordagem feita pelos estudantes nos dois semestres de 2020 foi por setor. Desta vez, o foco foi a indústria do vestuário.
A partir de pesquisas, os estudantes escolheram a máscara de proteção facial como produto a ser analisado no documento, que explorou a exportação para países da América do Sul. “Com o plano, oferecemos um produto de qualidade para empresas que trabalham nesse segmento. A temática da pandemia é um problema que precisa ser tratado e estamos aqui com nossa contribuição”, destacou a destacou a professora Camilla Cunha, que acompanhou o trabalho durante o semestre.
Para a elaboração do plano, os alunos estudaram temas como pesquisa de mercado, estratégias de exportação, público-alvo e aspectos legais e fizeram uma análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do segmento. “Participar de cursos, desenvolver métodos de produção e aperfeiçoar habilidades com foco na exportação traz melhorias para a imagem da empresa no mercado doméstico”, argumentou a estudante do 6º semestre Letícia Maria de Souza, de 19 anos, ao falar sobre os benefícios da preparação para a exportação.
“O plano apresentado trouxe um ponto principal, que é pensar a exportação como um processo a longo prazo, que pode trazer benefícios em curto período no mercado interno, antes mesmo de o produto chegar lá fora”, pontuou a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, ao agradecer os estudantes pelo empenho na elaboração do trabalho.
O plano apresentado nesta terça-feira foi o segundo este ano. O primeiro, entregue em julho, foi voltado para a indústria alimentícia do DF. Desde o início da parceria, 26 planos de marketing internacional foram feitos por estudantes para empresas de diversos setores e outros dois planos foram construídos em modelo setorial devido à pandemia, que impossibilitou as visitas de campo.
Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização
O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o Centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.
Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.