Notícias

Indústria termina 2020 confiante e com produção positiva

19 03 2019 JR Interiores Gravação de depoimentos Foto Victor Hugo Pessoa CapaO empresário industrial do Distrito Federal fechou o ano de 2020 confiante, apesar das dificuldades impostas pela crise de saúde da covid-19. Em dezembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF), marcou 60,4 pontos, subindo 1 ponto em relação ao mês de novembro, quando registrou 59,4.

O Icei-DF subiu pelo sexto mês consecutivo, movimento iniciado em julho, quando o governo do DF autorizou a reabertura das atividades do comércio, reaquecendo o consumo e melhorando a atividade industrial. A elevação do índice fez o dado aproximar-se do medido em março, de 62,6 pontos, quando os decretos de fechamento de atividades ainda não haviam afetado a percepção dos industriais.

Nos componentes do Icei-DF, o indicador condições atuais foi o que teve maior aumento em relação ao mês de novembro, subindo 6,1 pontos, fechando novembro com 51,2 pontos. Ao romper a barreira dos 50 pontos após oito meses, o índice passa a indicar condições positivas, seguindo uma tendência de crescimento iniciada em outubro. O comportamento do índice de expectativas foi diferente. Apesar de ainda ser positivo, marcando 65 pontos em dezembro, o número recuou 1,6 pontos em relação a novembro.

“Terminar 2020 com empresários confiantes é extremamente positivo. A indústria, assim como todos os setores da economia, foi muito afetada pela crise da covid-19 e as previsões para o fim não eram positivas, especialmente quando analisamos pesquisas feitas no segundo trimestre. Porém, a retomada do consumo e algumas ações de governo, como a aprovação do Refis, trouxeram fôlego para as empresas”, afirma Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra).

Ao analisar os componentes do Icei-DF, Jamal alerta sobre a percepção do empresário em relação as condições atuais e as expectativas. “As festas de fim de ano melhoram o consumo e elevaram a demanda para a indústria, especialmente no terceiro trimestre, fazendo o empresário ter uma leitura positiva do momento atual. Porém, o empresário acende um alerta quando observa o aumento dos casos da covid-19 no país e falta de clareza na política do governo federal sobre a vacinação, fato que justifica a queda nas expectativas para os próximos seis meses.”

Sondagem Industrial mostra crescimento de produção
Apesar de leve queda nos índices de produção industrial e na taxa de utilização da capacidade instalada indicadas na Sondagem Industrial do DF medida em novembro, o setor ainda apresentou crescimento no mês, com o dado acima da casa dos 50 pontos, marcando 58,1. Em outubro, o índice foi de 59 pontos. A utilização da capacidade instalada também recuou em novembro, saindo de 72% em outubro para 69% em novembro. Apesar da queda, o número ainda é maior que a média histórica, registrada desde 2010, que é de 64,2%.9 1 2018 Construção Civil Foto Cristiano Costa Capa

O crescimento da produção foi apresentado também no Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF) referente ao terceiro trimestre, que mostrou crescimento de 1,3% nos níveis de atividade da indústria. O estudo é feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e foi apresentado em 17 de dezembro.

Construção mantém crescimento
A Sondagem Indústria da Construção mostra leve melhora do nível de atividade em novembro (0,8 ponto em relação a outubro), chegando a 51,2 pontos. Desde julho o índice é positivo, mantendo-se acima da casa dos 50 pontos. Houve pequeno recuo, de 2%, na utilização da capacidade instalada em novembro em relação a outubro, com o indicador marcando 62%. Mesmo com a queda, o número está 8 pontos percentuais acima da média histórica do DF, que é de 54%.

O Icei-DF, a Sondagem Industrial e a Sondagem da Construção Civil são medidos mensalmente pela Fibra, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. Os dados deste mês foram coletados de 1º a 11 de dezembro.

Texto: Nilson Carvalho
Foto do alto: Victor Hugo Pessoa/Fibra - 19.3.2019 | Foto de construção: Cristiano Costa/Fibra - 9.1.2018
Assessoria de Comunicação da Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac