Notícias
Confiança industrial cai a 49,8 pontos em março
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 26 Março 2021 17:43

O agravamento da crise da covid-19 no Brasil e no Distrito Federal influenciou negativamente o Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) do mês de março. O indicador marcou 49,8 pontos após nove meses acima da linha dos 50 pontos, patamar que divide confiança de falta de confiança.
Além do aumento dos casos de covid-19, as expectativas dos empresários também foram influenciadas pelas medidas de redução da atividade do comércio e de circulação de pessoas adotadas pelo governo do DF nos últimos dias de fevereiro, como forma de conter a disseminação do coronavírus. As entrevistas foram realizadas por telefone, de 1º a 10 de março.
Dos dois componentes do Icei-DF, o que teve maior queda foi o que mede as condições atuais. O dado, que estava praticamente sobre a linha dos 50 pontos em fevereiro, marcando 49,9 pontos, teve forte queda em março e chegou a 38,5 pontos.
O indicador de expectativas também recuou, mas se manteve positivo, com 55,4 pontos em março. Em fevereiro, registrou 64 pontos. Todos os componentes das expectativas — economia brasileira, do DF e da empresa — caíram em março, porém continuaram acima dos 50 pontos, mostrando que, apesar da reavaliação, os empresários ainda estão otimistas em relação ao futuro.
A queda no Icei-DF em março já era esperada, segundo o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar. “O ano de 2020 foi desafiador para a indústria e a necessidade de novas restrições para contenção da covid-19 deixa o empresário em estado de alerta”. Para o presidente da Fibra, o governo do DF está conduzindo bem a crise e é necessário que a sociedade apoie as medidas para a contenção da disseminação da covid-19. “Estamos enfrentando um momento grave, mas hoje temos uma perspectiva mais clara com a vacinação. Com os esforços para a redução de casos e a ampliação do número de pessoas vacinadas, em curto prazo teremos condições para retomar plenamente a economia, trazendo de volta confiança ao empresário industrial”, afirma.
O Icei-DF é medido pela Fibra desde 2010, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF.
Veja a série histórica do Icei-DF.
Texto: Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra