Notícias
Antônio Rocha representou indústria em delegação empresarial a Cuba
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 24 Fevereiro 2010 00:26
O presidente da Fibra, Antônio Rocha, um dos representantes da delegação empresarial da CNI, que acompanhou a visita do presidente Lula à Cuba, reuniu-se com o Presidente da Câmara de Comércio de Cuba, Pedro Alvarez Borrego, para debater as oportunidades de parcerias comerciais entre os dois países. No encontro, Rocha prospectou oportunidades de negócios para as empresas brasilienses nas áreas de tecnologia da informação, construção civil e alimentação. Na volta ao Brasil, Rocha transmitirá essas informações aos empresários brasilienses.
O presidente da Fibra participou, também, de uma reunião do Grupo de Trabalho Brasil - Cuba para Assuntos Econômicos e Comerciais, sob coordenação dos Ministros da Indústria e Comércio do Brasil, Miguel Jorge, e de Cuba, Rodrigo Malmierca, onde foi feito um balanço das relações comerciais entre os dois países, notadamente nos setores de fármacos, alimentação, combustíveis, móveis, grãos e agricultura.
O Brasil investiu em Cuba, ao longo dos últimos dez anos, cerca de US$ 154 milhões. Este montante está aquém das possibilidades oferecidas pela economia cubana, que necessita de amplos investimentos em modernização e ampliação da sua capacidade produtiva e de sua infra-estrutura.
Com base nos estudos de inteligência comercial do Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores, foram identificados, entre outros, os seguintes setores como os mais promissores para investimentos brasileiros: fármacos, químicos, construção civil, hotelaria, autopeças, alimentos, aparelhos médico-hospitalares e transportes.