Notícias

Participantes do Exporta DF recebem planos de exportação

25 6 2024 Encerramento da Primeira Etapa do ExportaDF Fotos Marcos Gomes 81 1A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou na tarde de terça-feira, 25 de junho, a cerimônia de encerramento da primeira etapa do Exporta DF, com a entrega do plano de exportação de cada empresa participante do programa, que está no primeiro ciclo. Os documentos foram elaborados em parceria com alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB).

O primeiro ciclo do Exporta DF atende 18 empresas do setor de moda e vestuário e tem o apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF). As atividades começaram em 25 de abril, pela etapa de orientação, concluída no fim de maio. Houve seis workshops, em que foram abordados temas como planejamento estratégico, formação de preço, definição de mercado-alvo e jornada do cliente.

Além da UCB, são parceiros da Fibra no Exporta DF a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, os Correios e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Exporta DF é conduzido pelo Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), área da Fibra sob a coordenação do vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva. Na cerimônia de terça, ele agradeceu o apoio dos parceiros no projeto, cujo objetivo é facilitar a entrada de micro e pequenas indústrias brasilienses no mercado internacional, e falou sobre a importância da preparação.

“É preciso ter dentro da empresa uma cultura de exportação ou de importação. O relacionamento com o mercado internacional é importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Ou seja, devemos prepará-las para que estejam aptas a vivenciar esse universo”, afirmou Ávilla e Silva, antes de fazer a entrega dos planos de exportação e dos certificados de conclusão da primeira etapa aos representantes das indústrias, ao lado da coordenadora acadêmica e professora de Relações Internacionais da UCB Camila Sara Gonçalves Cunha.

Em cada plano de exportação, estão detalhados pontos fortes e fracos da empresa, o que é preciso aperfeiçoar para vender no mercado externo e aspectos relacionados aos 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção.

Segunda etapa

Desde o fim de maio, as empresas estão imersas na segunda etapa do Exporta DF, que consiste na adequação do produto para exportação. Já a terceira fase focará a prospecção de negócios — a ApexBrasil vai promover uma jornada exportadora, prevista para novembro, no Chile.

A ação levará os empresários para imersão no país com objetivo comercial. Ao fim, haverá uma rodada de negócios, conforme explicou a coordenadora de Competitividade da agência, Rita Albuquerque. “Quando a gente realiza essas jornadas exportadoras para conversar com compradores internacionais, são vários serviços que a gente organiza. Temos uma etapa online, que é preparatória, com curso de espanhol, explicação sobre um pouco mais do país, seminários, a visita técnica e a rodada de negócio com compradores”, adiantou Rita.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Veja a galeria de fotos:

Encerramento da Primeira Etapa do ExportaDF

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac