Notícias

Hub da Indústria do DF inicia programa de mentorias para 30 empresas

 MG 0389 CAPADurante quatro meses, 30 pequenas indústrias passarão por consultorias e mentorias individuais e coletivas focadas no uso de ferramentas para aumentar a maturidade e a produtividade digital. Elas foram selecionadas para o programa de mentorias do Hub da Indústria do Distrito Federal, projeto que apoia a transformação digital de empresas locais e já tem outro grupo, com nível de maturidade maior, participando de um programa de aceleração.

Gerido pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Hub da Indústria foi desenvolvido ao lado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF), da Biotic S.A., da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). Tem o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e conta com diversos parceiros do ecossistema de inovação. No ano passado, foi realizada a fase-piloto, com 77 empresas. Agora, na fase de escala, são 123 indústrias participantes.

O programa de mentorias foi lançado na quinta-feira, 29 de agosto, durante a 2ª Feira de Negócios do Sebrae no DF, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. O objetivo do programa é ampliar a competitividade e a capacidade de adaptação das empresas para atender à crescente demanda por produtos e serviços, com foco em comércio eletrônico e a plataformas digitais.

Haverá encontros quinzenais (presenciais e virtuais), totalizando oito horas por empresa, e mais dois encontros presenciais para fortalecer conexões e compartilhamento de experiências, cada um com três horas de duração. No encerramento, cada empresa receberá um relatório com melhorias sugeridas para aplicação na indústria.

Cinco tópicos serão abordados:

  • Mentalidade digital: desenvolvimento de mentalidade focada na inovação e na adaptação às novas tecnologias
  • Cenário digital: compreensão das oportunidades e dos desafios que o ambiente digital oferece às indústrias
  • Estruturas e ferramentas digitais: utilização de ferramentas para otimização de processos, comunicação e gestão empresarial
  • Canais de comunicação: estratégias para a criação de presença digital forte e engajamento com clientes em canais como redes sociais e e-commerce
  • Métricas e monitoramento: monitoramento contínuo dos resultados para ajustar estratégias e maximizar o retorno sobre o investimento

A proposta do programa de mentorias do Hub da Indústria foi aprovada em edital de chamada de projetos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) — realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae. As formações para as empresas participantes, dos dez setores representados pelos sindicatos filiados à Fibra, serão ministradas pela empresa Habelux.

Foram 92 projetos aprovados no primeiro edital de 2024 do Procompi, que tem aporte total de R$ 12,2 milhões. “Os pequenos empresários se viram em mil. A gente busca mostrar a eles que é importante sair do dia a dia e ter um olhar mais estratégico para o negócio e para o futuro, de forma a ajudá-lo na tomada de decisões”, explica a analista de Políticas e Indústria da CNI Patrícia Coutinho, um dos responsáveis pela gestão do Procompi.

No lançamento do programa de mentorias, o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Verano, destacou o potencial de transformação da iniciativa. “O momento que a gente vivencia é único no País, com o lançamento da Nova Indústria Brasil. Em todas as economias globais fortes, a indústria é forte, e nessas ações com o Hub da Indústria, com a CNI e com o Sebrae, a gente pensa em poder desenvolver as lideranças empresariais para fazer mais, para fazer diferente e, com isso, fortalecer nossa economia”, disse. A apresentação do programa de mentorias foi feita pela gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Luana Torres.

Durante a Feira de Negócios do Sebrae no DF, empresários também puderam trocar conhecimentos com outros participantes e assistir à palestra Inteligência Artificial: O Poder de Transformar Pequenos Negócios e Impulsionar o Futuro, com a superintendente de ESG e Inovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Cristina Castro.

Empresas participantes do programa de mentorias do Hub da Indústria do DF:

Alegrelar

Asakazu

Bambuch

Bem Viver Ambientes Planejados

Block Beton

Chosen Engenharia

Copack

Fabrincadeira Móveis e Brinquedos em Madeira

Flores de Nogueira

Gráfica e Editora Esperança

HSP Construções e Consultoria

Kari Kari Alimentos

Máxima Gráfica

Metro Quadrado Serv. de Marcenaria

Momma Doces Saudáveis

Mordomia Soluções em Móveis

NT Interiores Móveis Planejados

Nunes Doutor Reparo Segurança e Engenharia

Oasis Companhia de Bebidas

Ouro Preto

Panificadora e Confeitaria Vitoriosa

Panificadora Ki-Sabor

Quitanda Caliandra

Rhino

Satélite Refrig. Peças Serviços

SIA – Serviço de Inovação Ambiental

Vinícola Brasília

Vovó Gourmet

WJ Malhas

Zero Impacto Logística Reversa e Gerenciamento de Resíduos

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac