Notícias

Economistas do Centro-Oeste reuniram-se no Sesi Central Park

18 9 2024 Eneoeste Corecons Fotos Bruno Frauzino 2O Sesi Central Park, na Asa Norte, recebeu, em 18 e 19 de setembro, o XIV Enoeste 2024 — Encontro de Economistas do Centro-Oeste. O evento, promovido pelos Conselhos Regionais de Economia do Distrito Federal, de Goiás, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Tocantins e de Minas Gerais, teve o apoio da Federação das Indústrias do DF (Fibra). De acordo com os organizadores, nos dois dias, o evento reuniu 286 pessoas.

As discussões foram pautadas sob o tema central Construindo Pontes para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para a Região Centro-Oeste. No primeiro dia, no bate-papo A Era da Indústria 4.0: Transformação Digital e Impactos Econômicos, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, foi um dos participantes, ao lado da gerente de Difusão de Tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, e do consultor legislativo da Câmara dos Deputados Pedro Garrido. A conversa foi mediada pela presidente do Corecon-MG, Valquíria Assis, e pelo assessor econômico do Sistema Fibra, Diones Cerqueira.

Queiroz afirmou que as novas tecnologias têm exigido das empresas que se reinventem e que personalizem produtos, mas alertou que a falta de conhecimento e de habilidades tecnológicas pode fazer com que percam faturamento e competitividade. “O Brasil precisa investir em tecnologias voltadas à automação industrial para reduzir custos, aumentar a sustentabilidade e fortalecer a sua posição no mercado global”, disse, ao destacar a importância da Nova Indústria Brasil — política industrial lançada em janeiro pelo governo federal, que tem como uma das missões a transformação digital da indústria nacional para ampliar a produtividade.

O diretor da Fibra ressaltou, ainda, que a transformação digital não é limitada à produção: “Falar de indústria 4.0 é transformar toda a mentalidade do negócio, colocando a inovação no centro da estratégia corporativa. Somente com boa gestão, uso inteligente de tecnologia e foco contínuo em resultados podemos garantir que a indústria brasileira continue a crescer e ocupe seu lugar no protagonismo da economia global”.

17 9 2024 Eneoeste Corecons Fotos Marcos Gomes 1Cerimônia de abertura
A abertura oficial do Enoeste 2024 ocorreu na terça (17), no auditório da Câmara Legislativa. “A escolha de Brasília como sede do evento é estratégica e simbólica. Sendo a capital do País e um dos centros de decisões de políticas econômicas, oferece um ambiente privilegiado para discussão que vai além da região, afetando inclusive o cenário internacional”, resumiu a presidente do Conselho Regional de Economia do DF, Luciana Acioly.

O 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, assistiu à cerimônia. “Encontros desta natureza só enriquecem o debate neste momento em que o Brasil se concentra na questão da reindustrialização e da neoindustrialização. Aqui em Brasília, temos que mudar a matriz econômica para não ser tão dependentes do governo, e a indústria é a saída para essa questão”, defende.

No fim da cerimônia, os organizadores do evento homenagearam instituições. À Fibra, foi concedida menção honrosa pelo apoio à realização do encontro. O assessor econômico do Sistema Fibra, Diones Cerqueira, recebeu a placa em nome da Federação. Ele representa a instituição no Corecon-DF como conselheiro efetivo e é coordenador da Comissão de Desenvolvimento Regional do conselho.

Texto: Samira Pádua
Foto do bate-papo: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Foto da homenagem: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
XIV Eneoeste, do Corecon A Era da Indústria 4.0 Transformação Digital e Impactos Econômicos

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac