Notícias

Fibra e ABDI assinam acordo de cooperação para execução do segundo ciclo do Exporta DF

A Federação da24 10 2024 Semana da Empresa Exportadora Foto Bruno Frauzino 24s Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), promoveu nesta semana a terceira edição da Semana da Empresa Exportadora. O evento, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), teve atividades online e presenciais. A programação começou em 22 de outubro e se encerra nesta sexta-feira, dia 25.

Na quinta-feira, 24 de outubro, as atividades foram na sede da Federação. Antes da realização de dois painéis, a Fibra e a ABDI formalizaram um acordo de cooperação técnica para execução do segundo ciclo do programa Exporta DF. A iniciativa visa à capacitação e ao desenvolvimento das competências necessárias para criação de cultura e de maturidade exportadora de micro e pequenas indústrias.

O primeiro ciclo, em andamento, atende empresas de vestuário. Na seleção, foram priorizadas indústrias lideradas por mulheres. Dezenove negócios participam, desde abril, e seguem no projeto até o fim do ano. O segundo ciclo será voltado aos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos: Exporta DF – Sabores da Capital.

O Exporta DF é organizado em uma trilha, dividida em três etapas: ciclo de oficinas práticas, com a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante, imersão de conhecimento para adequação de produto para o mercado externo e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios.

O acordo que viabilizará o segundo ciclo do programa foi assinado diante do público do evento pelos presidentes da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e da ABDI, Ricardo Cappelli. Este definiu o Exporta DF como uma oportunidade de alavancar a produção das indústrias locais e de estreitar laços com países vizinhos. “A relação do Brasil com empresas da América do Sul sempre foi proveitosa, pois os custos logísticos são menores. É preciso aproveitar esse cenário para ampliar o envio de produtos e a entrega de serviços. A parceria da ABDI com a Fibra soma forças para que isso ocorra de forma benéfica e segura”, afirmou Cappelli.

O presidente da Fibra, por sua vez, reforçou o valor da iniciativa para as micro e pequenas empresas. “Há mitos quanto ao ingresso no mercado internacional, que é algo para indústria de grande porte ou que é infinitamente caro. O projeto vem para esclarecer que há possibilidades e caminhos para quem deseja aumentar a competitividade e o crescimento da própria marca, alcançando posição de destaque fora do Brasil. É uma ação estruturante para impulsionar o setor industrial e, claro, estimular a economia da nossa cidade”, destacou Jamal.

Na visão do vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, que coordena o CIN-DF, “o Exporta DF apoia as empresas também na concorrência interna, pois avalia o nível de qualidade dos produtos e as condições e a capacidade de produção. Assim, faz uma análise da empresa e só depois mostra o melhor caminho para exportação, com base na linha de mercado”.

24 10 2024 Semana da Empresa Exportadora Foto Bruno Frauzino 1Walter Luiz Gonçalves (foto), gerente da indústria de pães congelados JL Alimentos, assistiu ao momento de formalização do acordo e está na expectativa para o início do segundo ciclo do Exporta DF. “A empresa existe desde 1996, atendendo o DF e regiões do Entorno. Enxergamos que é hora de dar um passo à frente, contudo não sabemos como e o que fazer. O apoio da Fibra será fundamental para entendermos a dinâmica de exportação e adequar o negócio para entrarmos no mercado internacional. É uma oportunidade que espero que se torne uma possibilidade”, diz.

Painéis
Com o tema Logística em Foco: Conectando Mercados, a Semana da Empresa Exportadora buscou fornecer uma visão abrangente sobre o tema, com um olhar sobre as necessidades e os desafios da indústria do DF.

A programação contou com dois painéis, ambos no dia 24. No primeiro, Soluções Logísticas no Comércio Internacional, o objetivo foi tratar sobre desafios e oportunidades na logística de exportação, com foco nas tendências emergentes e como elas moldam as vendas. Duas palestras compuseram o painel: Desafios e Oportunidades no Transporte Internacional, com o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Bruno Lustosa, e Soluções Logísticas para o E-Commerce Cross Border, com o consultor de Comércio Exterior dos Correios João Leite.

Eles trataram sobre a atuação das respectivas organizações e apresentaram os serviços oferecidos na capital federal.

O segundo painel, Estratégias para o Transporte Internacional de Cargas, abordou os desafios enfrentados e as melhores práticas e estratégias para o transporte de mercadorias com otimização de rotas e minimização de custos. A primeira palestra foi Integração e Eficiência no Transporte Internacional, com a gerente comercial do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Ana Cláudia Ganzarolli, que falou de assuntos como estrutura das unidades do grupo, diferença de território e trânsito aduaneiro, fluxos de importação e exportação e soluções oferecidas.

A segunda palestra, Como a Plataforma Brasil Exportação Pode Ajudar no Processo Logístico?, foi conduzida pelo analista de Novos Negócios da ApexBrasil Felipe Peixoto, que ensinou como utilizar o site e deu dicas de busca por parceiros.

A Semana da Empresa Exportadora se encerra nesta sexta-feira (25) com uma visita ao Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, na qual empresários podem conhecer de perto procedimentos operacionais de exportação e importação.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
 
Fibra e ABDI assinam acordo de cooperação para execução do segundo ciclo do Exporta DF

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac