Notícias
Fibra e ABDI assinam acordo de cooperação para execução do segundo ciclo do Exporta DF
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 25 Outubro 2024 16:46
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), promoveu nesta semana a terceira edição da Semana da Empresa Exportadora. O evento, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), teve atividades online e presenciais. A programação começou em 22 de outubro e se encerra nesta sexta-feira, dia 25.
Na quinta-feira, 24 de outubro, as atividades foram na sede da Federação. Antes da realização de dois painéis, a Fibra e a ABDI formalizaram um acordo de cooperação técnica para execução do segundo ciclo do programa Exporta DF. A iniciativa visa à capacitação e ao desenvolvimento das competências necessárias para criação de cultura e de maturidade exportadora de micro e pequenas indústrias.
O primeiro ciclo, em andamento, atende empresas de vestuário. Na seleção, foram priorizadas indústrias lideradas por mulheres. Dezenove negócios participam, desde abril, e seguem no projeto até o fim do ano. O segundo ciclo será voltado aos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos: Exporta DF – Sabores da Capital.
O Exporta DF é organizado em uma trilha, dividida em três etapas: ciclo de oficinas práticas, com a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante, imersão de conhecimento para adequação de produto para o mercado externo e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios.
O acordo que viabilizará o segundo ciclo do programa foi assinado diante do público do evento pelos presidentes da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e da ABDI, Ricardo Cappelli. Este definiu o Exporta DF como uma oportunidade de alavancar a produção das indústrias locais e de estreitar laços com países vizinhos. “A relação do Brasil com empresas da América do Sul sempre foi proveitosa, pois os custos logísticos são menores. É preciso aproveitar esse cenário para ampliar o envio de produtos e a entrega de serviços. A parceria da ABDI com a Fibra soma forças para que isso ocorra de forma benéfica e segura”, afirmou Cappelli.
O presidente da Fibra, por sua vez, reforçou o valor da iniciativa para as micro e pequenas empresas. “Há mitos quanto ao ingresso no mercado internacional, que é algo para indústria de grande porte ou que é infinitamente caro. O projeto vem para esclarecer que há possibilidades e caminhos para quem deseja aumentar a competitividade e o crescimento da própria marca, alcançando posição de destaque fora do Brasil. É uma ação estruturante para impulsionar o setor industrial e, claro, estimular a economia da nossa cidade”, destacou Jamal.
Na visão do vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, que coordena o CIN-DF, “o Exporta DF apoia as empresas também na concorrência interna, pois avalia o nível de qualidade dos produtos e as condições e a capacidade de produção. Assim, faz uma análise da empresa e só depois mostra o melhor caminho para exportação, com base na linha de mercado”.
Walter Luiz Gonçalves (foto), gerente da indústria de pães congelados JL Alimentos, assistiu ao momento de formalização do acordo e está na expectativa para o início do segundo ciclo do Exporta DF. “A empresa existe desde 1996, atendendo o DF e regiões do Entorno. Enxergamos que é hora de dar um passo à frente, contudo não sabemos como e o que fazer. O apoio da Fibra será fundamental para entendermos a dinâmica de exportação e adequar o negócio para entrarmos no mercado internacional. É uma oportunidade que espero que se torne uma possibilidade”, diz.
Painéis
Com o tema Logística em Foco: Conectando Mercados, a Semana da Empresa Exportadora buscou fornecer uma visão abrangente sobre o tema, com um olhar sobre as necessidades e os desafios da indústria do DF.
A programação contou com dois painéis, ambos no dia 24. No primeiro, Soluções Logísticas no Comércio Internacional, o objetivo foi tratar sobre desafios e oportunidades na logística de exportação, com foco nas tendências emergentes e como elas moldam as vendas. Duas palestras compuseram o painel: Desafios e Oportunidades no Transporte Internacional, com o assessor da Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Bruno Lustosa, e Soluções Logísticas para o E-Commerce Cross Border, com o consultor de Comércio Exterior dos Correios João Leite.
Eles trataram sobre a atuação das respectivas organizações e apresentaram os serviços oferecidos na capital federal.
O segundo painel, Estratégias para o Transporte Internacional de Cargas, abordou os desafios enfrentados e as melhores práticas e estratégias para o transporte de mercadorias com otimização de rotas e minimização de custos. A primeira palestra foi Integração e Eficiência no Transporte Internacional, com a gerente comercial do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, Ana Cláudia Ganzarolli, que falou de assuntos como estrutura das unidades do grupo, diferença de território e trânsito aduaneiro, fluxos de importação e exportação e soluções oferecidas.
A segunda palestra, Como a Plataforma Brasil Exportação Pode Ajudar no Processo Logístico?, foi conduzida pelo analista de Novos Negócios da ApexBrasil Felipe Peixoto, que ensinou como utilizar o site e deu dicas de busca por parceiros.
A Semana da Empresa Exportadora se encerra nesta sexta-feira (25) com uma visita ao Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek, na qual empresários podem conhecer de perto procedimentos operacionais de exportação e importação.