Notícias

Fibra e governo do DF unem-se para oferecer mentorias para transformação digital a 60 indústrias  

03 12 2024 Evento HUB no Plenario Foto Bruno Frauzino A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou em 3 de dezembro o lançamento oficial do edital de chamamento para participação no programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF. O programa, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, tem o objetivo de apoiar micro, pequenas e médias indústrias no processo de transformação digital, contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade do negócio. A cerimônia ocorreu na sede da Fibra, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

O edital foi publicado em 19 de novembro e as inscrições estão abertas até 6 de dezembro. O programa de mentorias atenderá 60 indústrias e consistirá em atividades integradas de capacitação e de consultoria individual e personalizada, com duração de seis meses, a partir da segunda quinzena de janeiro.

Poderão participar micro, pequenas e médias empresas com código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial primário ou secundário, regularmente constituídas e em funcionamento. É necessário que o empreendimento esteja localizado no Distrito Federal ou em um município da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

No evento de lançamento, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, afirmou que o Hub da Indústria do DF exerce o propósito da Federação, que é promover o desenvolvimento da indústria local, por meio da inovação, da sustentabilidade e da competitividade. “O mundo está voltado para o imediatismo e a agilidade, principalmente pelo avanço da internet. Só que para estar bem posicionado no mercado é preciso se qualificar e aprender a usar as melhores ferramentas. E é isso que o Hub traz”, declarou. “Prova de que o projeto tem revolucionado o nosso setor foi termos recebido o troféu de segundo colocado do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)”, finalizou.

O diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa, destacou que a relação de parceria entre os setores público e produtivo do DF preza por uma cidade mais desenvolvida e competitiva. “O Hub fomenta a inovação e o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, o DF gera renda e empregabilidade”, resumiu.

Também participaram do lançamento o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, responsável pela coordenação do Hub da Indústria, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman. ”O projeto promove a economia real. É aquela que transforma o negócio e o deixa competitivo. Além disso, aplica inovações no processo de gestão, que permitem a geração de valor do empreendimento”, explicou o chefe da pasta. 03 12 2024 Evento HUB no Plenario Foto Bruno Frauzino 24

O evento também marcou o encerramento das atividades do ano do Hub da Indústria  e reuniu representantes de empresas participantes, entre eles o gerente operacional da Copack Embalagens, Renato Martins. “O Hub da Indústria promoveu na empresa uma mudança de cultura. A gente pensava que a transformação digital estava associada à implantação de tecnologias, mas descobriu que tem muito mais a ver com atualização de pessoas e de processos. O reflexo disso foi uma mudança gerencial com retorno direto no faturamento. Indico a todos que têm um negócio que se capacitem pelo projeto, pois os resultados são reais”, diz. 

O projeto
O Hub da Indústria do DF visa promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A., pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). A fase-piloto foi desenvolvida em 2023 e, em 2024, o projeto entrou na fase de escala, na qual também tem o apoio da ABDI e de outros parceiros. Coordenado pela Fibra, o Hub da Indústria atende mais de 120 indústrias, que elevaram a maturidade digital, em média, em 45%.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac