Notícias
Hub da Indústria do DF inicia atividades do programa de mentorias para transformação digital
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 20 Janeiro 2025 10:06
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu a primeira atividade do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF. O encontro, na tarde de 16 de janeiro, ocorreu no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, e reuniu representantes de indústrias locais e de parceiros do projeto. Ainda há vagas disponíveis (leia mais abaixo).
O programa de mentorias do Hub da Indústria do DF, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem o objetivo de ajudar micro, pequenas e médias indústrias no processo de transformação digital, contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade do negócio.
“É uma ação que visa estimular a inovação, a melhora da produtividade e o crescimento financeiro de empresas brasilienses e, consequentemente, elevar a economia da cidade”, resumiu o analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital da ABDI Antônio Tafuri.
O programa consiste em atividades integradas de capacitação e de consultoria individual e personalizada, com duração de seis meses. Cinco pilares norteiam o desenvolvimento da maturidade digital: mentalidade digital, gestão digital, compras digitais, produção digital e vendas digitais.
O coordenador de Tecnologia e Inovação da FAPDF, Gilmar Marques, destacou o potencial de transformação do programa. “Vocês aprenderão estratégias digitais que vão mudar a visão estratégica dos negócios. E, assim, terão soluções efetivas para demandas que estão travando o crescimento da empresa. É um trabalho em conjunto do setor produtivo e do governo para atingir resultados efetivos e de impacto positivo”, disse ao público.
O Instituto de Contracultura será o responsável pela realização dos encontros presenciais mensais das empresas inscritas e das consultorias, que serão conduzidas de forma híbrida (online e presencial). No evento de abertura das atividades, o líder de Inovação e Estratégia do instituto, Luís Carlos Moreira Costa, apresentou as etapas do programa de mentorias:
- Diagnóstico: compreender o contexto individual da organização para traçar o plano de desenvolvimento digital;
- Planejamento: estabelecer e desenvolver o plano de ação;
- Execução: enumerar as demandas, encontrar soluções tecnológicas, prototipação e testes e implementação da nova solução;
- Acompanhamento: gerenciar processo e cadência do plano individual estratégico.
Para Leonardo Galvão, sócio da fabricante de pães Bliss, a expectativa é que a participação no programa apoie a automatização dos processos internos. “Somos uma empresa nova no mercado, iniciamos os trabalhos em 2024. Por isso, o nosso interesse está diretamente ligado ao avanço tecnológico da produção, seja em um sistema de acompanhamento, seja na gestão de estoque, seja no monitoramento de vendas.” Ele afirma que a empresa está aberta a enxergar as problemáticas que hoje não são perceptíveis para poder consertá-las. “Acreditamos que aqui teremos apoio para que a nossa indústria cresça e alcance novos patamares”, entusiasma-se.
A classificação das empresas inscritas seguirá os seguintes critérios, nesta ordem: associação da indústria ao respectivo sindicato patronal; participação em ações anteriores promovidas pela Fibra; e liderança feminina.
Para iniciar o programa de mentorias, os participantes deverão pagar taxa de contrapartida financeira no valor de R$ 500. O valor será destinado a cobrir custos operacionais e administrativos ligados à consultoria especializada e poderá ser dividido em até quatro parcelas.
A divulgação do resultado ocorrerá ainda em janeiro. A seleção será realizada pelo comitê gestor do Hub da Indústria do DF, liderado pela Fibra e integrado por parceiros do projeto: FAPDF, ABDI, Biotic S.A., Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).
[Atualização em 27 de janeiro: As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas. O prazo anterior era 24 de janeiro.]