Notícias

Hub da Indústria do DF inicia atividades do programa de mentorias para transformação digital

16 01 2025 BioTic Kick Off do Programa de Mentorias do Hub da Indústria Foto Bruno Frauzino.1jpgA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu a primeira atividade do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF. O encontro, na tarde de 16 de janeiro, ocorreu no Sebraelab, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, e reuniu representantes de indústrias locais e de parceiros do projeto. Ainda há vagas disponíveis (leia mais abaixo).

O programa de mentorias do Hub da Indústria do DF, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem o objetivo de ajudar micro, pequenas e médias indústrias no processo de transformação digital, contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade do negócio.

“É uma ação que visa estimular a inovação, a melhora da produtividade e o crescimento financeiro de empresas brasilienses e, consequentemente, elevar a economia da cidade”, resumiu o analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital da ABDI Antônio Tafuri.

O programa consiste em atividades integradas de capacitação e de consultoria individual e personalizada, com duração de seis meses. Cinco pilares norteiam o desenvolvimento da maturidade digital: mentalidade digital, gestão digital, compras digitais, produção digital e vendas digitais.

O coordenador de Tecnologia e Inovação da FAPDF, Gilmar Marques, destacou o potencial de transformação do programa. “Vocês aprenderão estratégias digitais que vão mudar a visão estratégica dos negócios. E, assim, terão soluções efetivas para demandas que estão travando o crescimento da empresa. É um trabalho em conjunto do setor produtivo e do governo para atingir resultados efetivos e de impacto positivo”, disse ao público.

O Instituto de Contracultura será o responsável pela realização dos encontros presenciais mensais das empresas inscritas e das consultorias, que serão conduzidas de forma híbrida (online e presencial). No evento de abertura das atividades, o líder de Inovação e Estratégia do instituto, Luís Carlos Moreira Costa, apresentou as etapas do programa de mentorias:

- Diagnóstico: compreender o contexto individual da organização para traçar o plano de desenvolvimento digital;

- Planejamento: estabelecer e desenvolver o plano de ação;

- Execução: enumerar as demandas, encontrar soluções tecnológicas, prototipação e testes e implementação da nova solução;

- Acompanhamento: gerenciar processo e cadência do plano individual estratégico.

16 01 2025 BioTic Kick Off do Programa de Mentorias do Hub da Indústria Foto Bruno Frauzino.jpgPara Leonardo Galvão, sócio da fabricante de pães Bliss, a expectativa é que a participação no programa apoie a automatização dos processos internos. “Somos uma empresa nova no mercado, iniciamos os trabalhos em 2024. Por isso, o nosso interesse está diretamente ligado ao avanço tecnológico da produção, seja em um sistema de acompanhamento, seja na gestão de estoque, seja no monitoramento de vendas.” Ele afirma que a empresa está aberta a enxergar as problemáticas que hoje não são perceptíveis para poder consertá-las. “Acreditamos que aqui teremos apoio para que a nossa indústria cresça e alcance novos patamares”, entusiasma-se.

Novas inscrições
O programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF está com inscrições abertas. São 51 vagas — 21 remanescentes do primeiro edital de chamamento, lançado em novembro, e 30 novas oportunidades. Os interessados devem se inscrever no site bit.ly/4h9BNST.
 
Podem se candidatar micro, pequenas e médias empresas com código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial primário ou secundário, regularmente constituídas e em funcionamento. É necessário que o empreendimento esteja localizado no Distrito Federal ou em um município da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

A classificação das empresas inscritas seguirá os seguintes critérios, nesta ordem: associação da indústria ao respectivo sindicato patronal; participação em ações anteriores promovidas pela Fibra; e liderança feminina.

Para iniciar o programa de mentorias, os participantes deverão pagar taxa de contrapartida financeira no valor de R$ 500. O valor será destinado a cobrir custos operacionais e administrativos ligados à consultoria especializada e poderá ser dividido em até quatro parcelas.

A divulgação do resultado ocorrerá ainda em janeiro. A seleção será realizada pelo comitê gestor do Hub da Indústria do DF, liderado pela Fibra e integrado por parceiros do projeto: FAPDF, ABDI, Biotic S.A., Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).

[Atualização em 27 de janeiro: As inscrições ficarão abertas enquanto houver vagas. O prazo anterior era 24 de janeiro.]

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac