Notícias
Participantes do programa de mentorias do Hub da Indústria do DF elaboraram plano de desenvolvimento
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 31 Janeiro 2025 12:41
No primeiro workshop do programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do Distrito Federal, os participantes tiveram a oportunidade de montar um plano de desenvolvimento personalizado. O documento, feito a partir de um diagnóstico da maturidade da empresa, estabelece objetivos alcançáveis para a transformação digital. Ainda há vagas para participar do programa (leia mais abaixo).
O encontro, na tarde de 30 de janeiro, no Sebraelab (Parque Tecnológico de Brasília – Biotic), foi conduzido pelo diretor executivo do Instituto de Contracultura, Francisco Nilson Moreira Costa e Silva. Ele apresentou insights sobre tendências da transformação digital industrial e governança digital e, em seguida, orientou os empresários na elaboração do plano de desenvolvimento.
“Com esse plano de desenvolvimento personalizado, eles vão ter um caminho claro, um mapa do que precisa acontecer em seis meses no digital para gerar um resultado que mude o negócio deles”, explica o especialista.
O programa de mentorias do Hub da Indústria do DF, realizado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem o objetivo de ajudar micro, pequenas e médias indústrias no processo de transformação digital, contribuindo para a competitividade e a sustentabilidade do negócio.
A iniciativa consiste em atividades integradas de capacitação e de consultoria individual e personalizada, com duração de seis meses. Cinco pilares norteiam o desenvolvimento da maturidade digital: mentalidade digital, gestão digital, compras digitais, produção digital e vendas digitais.
O Instituto de Contracultura é o responsável pela realização dos encontros presenciais mensais das empresas inscritas e das consultorias, que serão conduzidas de forma híbrida (online e presencial).
Uma das empresas participantes é a cervejaria artesanal Quatro Poderes, em São Sebastião. A marca nasceu há sete anos e, há cinco, tem a própria indústria. Com a participação no programa de mentorias do Hub da Indústria do DF, a empresa espera aumentar as vendas online.
“Nesse começo, fizemos um primeiro mapeamento para começar a organizar as ideias, nos planejar para tirar o maior proveito possível do programa. O principal objetivo é focar como o digital, a transformação digital, pode alavancar nossas vendas”, afirma Marcelo Naves, mestre cervejeiro e proprietário da Quatro Poderes.
Vagas disponíveis
O programa de mentorias para transformação digital do Hub da Indústria do DF está com inscrições abertas. Os interessados devem se inscrever no site bit.ly/4h9BNST.
Podem se candidatar micro, pequenas e médias empresas com código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial primário ou secundário, regularmente constituídas e em funcionamento. É necessário que o empreendimento esteja localizado no Distrito Federal ou em um município da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
A classificação das empresas inscritas segue os seguintes critérios, nesta ordem: associação da indústria ao respectivo sindicato patronal; participação em ações anteriores promovidas pela Fibra; e liderança feminina.
Para iniciar o programa de mentorias, os participantes devem pagar taxa de contrapartida financeira no valor de R$ 500. O valor será destinado a cobrir custos operacionais e administrativos ligados à consultoria especializada e poderá ser dividido em até quatro parcelas.