Notícias

Edital do segundo ciclo do Exporta DF está no ar

Micro e pequenas indústrias dos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos que queiram se preparar para fazer negócios com outros países já podem se inscrever no Exporta DF – Sabores da Capital. As informações sobre o segundo ciclo do projeto, operado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), estão disponíveis no edital de chamamento, publicado em 16 de abril.

O objetivo do Exporta DF é facilitar a entrada dos negócios brasilienses no mercado internacional. A iniciativa é organizada em uma trilha, dividida em três etapas que os participantes percorrerão ao longo do ano: ciclo de oficinas práticas, que inclui também a elaboração do plano de exportação de cada empresa participante; imersão de conhecimento para adequação de produto ao mercado externo; e conexão com empresas de outros países para prospecção de tendências e negócios. Serão trabalhados temas como habilitação para exportação, formação de preço, logística internacional e produtividade.

Na edição de 2025, o Exporta DF tem como parceiros a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a ApexBrasil, a Secretaria de Relações Internacionais do DF, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os Correios, além dos sindicatos que representam no DF os setores que serão atendidos: Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) e Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do DF (Sindigrãos-DF).

A segunda etapa da trilha, que consiste na realização de um acompanhamento para adequação de produtos com consultoria especializada no processo de exportação, será realizada com apoio financeiro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), gerenciado pela CNI e pelo Sebrae. A metodologia é focada em resultados que elevam a competitividade das organizações, a cooperação, a organização setorial e o desenvolvimento empresarial e territorial.

Seleção

O ciclo deste ano atenderá indústrias dos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos localizadas no Distrito Federal. É necessário que a empresa esteja regularmente constituída e em funcionamento. Entre os critérios de classificação, serão diferenciais que a indústria seja liderada por mulher e filiada ao Siab ou ao Sindigrãos-DF.

Para iniciar o atendimento, os participantes deverão pagar uma taxa única, no valor de R$ 600 se a empresa for associada a um dos sindicatos filiados à Fibra e de R$ 1.000 se não for associada. Os valores serão destinados a cobrir os custos administrativos e operacionais associados à contratação de consultoria especializada. Durante a participação no projeto, as empresas serão responsáveis por cobrir os custos associados às suas próprias operações de exportação, tais como taxas aduaneiras, logística nacional e internacional, despachante e seguros.

As inscrições devem feitas pelo site bit.ly/InscriçãoExportaDF2025 até 24 de abril.

A seleção será realizada pelo comitê gestor do Exporta DF, integrado pela Fibra e parceiros. As 20 primeiras empresas inscritas que atenderem aos requisitos serão contempladas e as restantes serão incluídas no cadastro reserva e convocadas em caso de desistência.

As atividades estão previstas para começar ainda neste mês e serão finalizadas em novembro.

Evento de lançamento

15 4 2025 Lançamento do Exporta DF Foto Bruno Frauzino 38Na noite de terça (15), no Sesi Lab, foi realizado o lançamento do ciclo de 2025 do Exporta DF. Houve apresentação do edital e da metodologia do projeto. Além disso, a empresária e chef de Brasília Bárbara Frazão, dona do restaurante Afeto e da marca de pudins Caramelou, falou sobre sua trajetória e como valoriza a culinária brasileira e os produtos locais. Em 2023, ela venceu a edição nacional do maior reality show de gastronomia do mundo e, no ano seguinte, foi eleita “chef revelação” pela revista Prazeres da Mesa.

“Para chegar aonde eu estou, foram anos de dedicação e muito estudo. Como professora de Gastronomia, acredito que a educação transforme. É preciso conhecimento e informação para crescer. Por isso, a maior dica que eu posso dar é: capacitem-se. E o Exporta DF caminha nesse sentido, de dar direcionamento e suporte para o crescimento das empresas em nível internacional. Agarrem essa oportunidade única”, disse.

O público pôde ainda conhecer produtos de 15 indústrias dos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos do DF convidadas a expor no evento.

O lançamento do ciclo de 2025 do Exporta DF fez parte do movimento Inspira Brasília, realizado em parceria por instituições públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a imagem de Brasília como um ambiente de inspiração, inovação e desenvolvimento.

Na abertura do evento, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, falou sobre a importância socioeconômica do projeto e sobre a capacidade de expansão da produção industrial do Distrito Federal. “O Exporta DF é uma iniciativa que reúne o setor produtivo, o governo e a academia com o propósito de alavancar a economia da cidade. A nossa capital tem potencial para ser reconhecida pela exportação de produtos magníficos. Temos indústrias com materiais de qualidade e que têm valor agregado, pois valorizamos insumos brasileiros e, principalmente, do Cerrado”, destacou.

Na mesa de abertura, também estavam o chefe de gabinete da ABDI, Leandro Cerqueira, o secretário-executivo da Secretaria de Relações Internacionais do DF, Paulo César Chaves, o reitor da UCB, Carlos Longo, o superintendente dos Correios em Brasília, Paulo Henrique Soares, a gerente de Promoção Comercial da CNI, Tatiana Farah, o gerente de Agronégocio da Apex Brasil, Laudemir Müller, e a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná da Rocha Loures Ferraz.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

 

Veja a galeria de fotos:

Fibra lança ciclo de 2025 do programa Exporta DF para indústria dos setores de beneficiamento de grãos e de alimentos e bebidas

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac