Notícias

Programa de capacitação de lideranças atenderá indústrias da construção e de móveis

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou na noite de quinta-feira, 22 de maio, o programa Lideranças Inovadoras. Em evento no Galpão Design, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), industriais dos setores da construção e da movelaria conheceram a iniciativa, que busca impulsionar a competitividade, a inovação e o engajamento de empresas desses setores por meio da capacitação de líderes.

O Lideranças Inovadoras foi criado para atender a uma demanda dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), ambos parceiros da Fibra no programa.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, fez a abertura do evento de lançamento. Ele explicou que serão trabalhados temas como gestão de tempo, comunicação, inovação e cultura digital. “O programa vai fortalecer as empresas em sua base, por meio das lideranças. É uma ferramenta para alavancar soluções coletivas, estimulando cooperação, inovação, produtividade e crescimento das micro e pequenas indústrias, em um cenário cada vez mais desafiador.”

O programa de desenvolvimento de lideranças terá duração de três meses, com encontros semanais e outros dois momentos online, todos ministrados pela Dale Carnegie, organização que promove treinamentos em mais de 80 países. Os concluintes receberão, portanto, certificado internacional.

A metodologia conta com:

- diagnóstico de competências – avaliação detalhada das competências atuais dos líderes para identificar áreas de melhoria e personalizar o treinamento;

- treinamentos e workshops – desenvolvimento de habilidades de liderança inovadora, gestão da inovação e soft skills como empatia e comunicação eficaz;

- mentoria individual – acompanhamento individualizado das ações gerenciais dos empresários, com foco na aplicação prática das habilidades e no alcance de metas específicas;

- espaços de troca e networking – criação de ambientes colaborativos para troca de experiências e networking entre os participantes, estimulando a inovação e a colaboração dentro das empresas.

A proposta é que, ao fim do programa Lideranças Inovadoras, os empresários atendidos tenham capacidade de tomar decisões mais seguras, de aumentar a produtividade, de reter talentos e de adequar os processos com inovações constantes.

A iniciativa será realizada com apoio financeiro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), gerenciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Por isso, o programa Lideranças Inovadoras terá 70% de subsídio. Para o empresário, o custo será de R$ 1.875,00, valor que poderá ser pago em até quatro parcelas.

A gestora do Procompi pela CNI, Suzana Peixoto, acredita que o projeto seja uma oportunidade de reinvenção para as indústrias. “É preciso promover soluções mais fortes, dinâmicas e que gerem novos negócios. Isso apoia a geração de renda e de novos empregos e estimula a competitividade”, afirmou, durante o evento de lançamento.

Na visão da superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, é uma capacitação que poderá mudar profundamente as empresas participantes: “Liderar vai além de comandar processos ou tomar decisões. Trata-se de inspirar, antecipar tendências, transformar equipes, promover inovação e construir resultados que sejam sustentáveis”.

Também compareceram ao lançamento do Lideranças Inovadoras a presidente do Sindimam-DF, Rosana Souza Aguiar, a vice-presidente do Sinduscon-DF Cândida Maciel e o CEO da Dale Carnegie Brasília, Minervino Neto.

Inscrições 

Poderão participar do programa Lideranças Inovadoras micro e pequenas empresas de construção ou de movelaria com código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial primário ou secundário, regularmente constituídas e em funcionamento. É necessário que o empreendimento esteja localizado no Distrito Federal ou em um município da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

Também é preciso ser associado ao Sinduscon-DF ou ao Sindimam-DF e participar de ações da Fibra.

As inscrições devem ser feitas pelo site até 30 de maio.

As 20 primeiras indústrias inscritas que cumprirem os requisitos serão contempladas. Haverá cadastro reserva para convocação em caso de desistência das selecionadas.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Programa Lideranças Inovadoras

 

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac