Notícias
Representantes do comitê gestor do Procompi conhecem projetos executados pela Fibra
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 12 Junho 2025 15:37
Por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) executa em 2025 três iniciativas para dar suporte a empresas nas áreas de exportação, liderança e sustentabilidade. O Procompi é gerenciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para saber mais sobre o andamento dos projetos, representantes do comitê gestor do Procompi estiveram na sede da Fibra, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), na terça-feira, 10 de junho. No encontro, a gestora do Procompi pela Fibra, Viviane Brunelly, gerente do Centro de Internacional de Negócios do DF, também apresentou as ações realizadas em 2024 por meio do programa. Posteriormente, o grupo visitou duas empresas atendidas no ano passado.
Em 2025, três iniciativas executadas pela Fibra têm apoio financeiro do Procompi:
- Exporta DF – Sabores da Capital: Voltado a indústrias dos setores de alimentos e bebidas e de beneficiamento de grãos, tem como objetivo facilitar a entrada de negócios brasilienses no mercado internacional. É organizado em uma trilha de três etapas, em que os participantes são capacitados em oficinas, recebem orientações para adequação de produto ao mercado externo e participam de ações para conexão com empresas de outros países.
- Lideranças Inovadoras: Atende indústrias dos setores de construção e de movelaria. Por meio de treinamentos, mentorias e networking, o objetivo é impulsionar a competitividade, a inovação e o engajamento de empresas pela capacitação de líderes.
- Indústria Circular DF: Promoverá capacitações e consultorias gratuitas sobre princípios e aplicabilidade da economia circular, além de apoiar as empresas no processo de transição do modelo linear para o sustentável. As ações devem começar em julho.
“A diversidade de iniciativas demonstra quão plural são as possibilidades de alavancar as indústrias. O DF tem capacidade para ir além de uma cidade de funcionalismo”, diz a gestora do Procompi pela CNI, Suzana Peixoto.
Na visão da gestora do Procompi pelo Sebrae, Taís Tesseari, a integração das entidades contribui para um ambiente favorável aos pequenos negócios. “A ação conjunta faz com que projetos como os promovidos pela Fibra tenham impacto direto na produtividade, gerando emprego e renda. E é esse o nosso grande objetivo: apoiar o crescimento das pequenas empresas.”
Visita a empresas
O grupo de especialistas e técnicos da CNI, do Sebrae e da Fibra visitou duas indústrias do DF, a Ouro Preto, que faz produtos à base de chocolate, e a Zero Impacto — Logística Reversa, que trata resíduos eletroeletrônicos. Ambas participaram no ano passado do programa de mentorias do Hub da Indústria do DF, que buscou ampliar a competitividade e a capacidade de adaptação das empresas para atender à crescente demanda por produtos e serviços, com foco em comércio eletrônico e em plataformas digitais.
“A consultoria nos fez incluir ferramentas digitais na rotina de processos internos e na comunicação com os clientes. São mecanismos que ajudam na captação dos resíduos, que atualmente é um dos nossos maiores desafios”, destaca o presidente da Zero Impacto, Felipe Ferreira.
Além do programa de mentorias do Hub da Indústria, em 2024 o Procompi apoiou a edição do Exporta DF que atendeu indústrias do vestuário.