Notícias

Fibra define Agenda Legislativa da Indústria do DF

A Diretoria Plena da Fibra aprovou, na quinta-feira (29/04), os projetos de lei em tramitação na Câmara Legislativa que vão integrar a 8ª Agenda Legislativa da Indústria do DF e as propostas e reivindicações que comporão a Pauta da Indústria. Os dois documentos, depois de consolidados, serão entregues ao Executivo e ao Legislativo do DF.

O Seminário da Agenda Legislativa da Indústria do DF reuniu representantes dos sindicatos filiados à Fibra e dirigentes da entidade e discutiu o atual cenário político do DF, analisou cerca de 51 proposições legislativas que podem impactar a produtividade e a competitividade das empresas e definiu as prioridades do setor industrial para 2010.

Dos 51 projetos analisados, foram selecionadas 28 proposições para integrar a Agenda Legislativa da Indústria, sendo 15 novos projetos e 13 proposições remanescentes de outras legislaturas. Os projetos selecionados tratam de temas econômicos, defesa do consumidor, desenvolvimento científico e tecnológico, instrumentos fiscais e financeiros, uso do solo, meio ambiente e atendimento ao cidadão.

O diretor-secretário da Fibra, Pedro Henrique Verano, que coordenou os trabalhos do Seminário lembrou que há oito anos a Fibra faz a Agenda Legislativa da Indústria e destacou a importância desse trabalho: “A 8ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do DF, tem um significado de especial importância para o futuro de Brasília. Em primeiro lugar porque está sendo elaborada no último ano do mandato dos Poderes Executivo e Legislativo do DF, um ano eleitoral, propício para um debate de idéias, projetos e programas que precisam ser implantados pelo futuro governo e pelos futuros deputados distritais, que serão eleitos em outubro próximo.Além disso, no cenário de crise política que estamos vivendo, nossa responsabilidade, como representantes de um importante segmento do setor produtivo, fica ainda maior”.

“A indústria do DF precisa dar uma demonstração, aos poderes públicos e à sociedade, da sua capacidade de articulação e do seu compromisso com a superação da crise e a retomada do crescimento de nossa economia, com a geração de emprego e renda para nossa população”, acrescentou.

Pauta da Indústria
Já a Pauta da Indústria lista cinco ações de curto prazo e 4 de longo prazo que o setor industrial espera sejam implementadas para a consolidação de uma política industrial no Distrito Federal. “Essa Pauta será apresentada ao Executivo e ao Legislativo, e certamente representará uma importante contribuição da indústria para o debate sobre as prioridades, os projetos, programas e políticas públicas que gostaríamos de ver implantados por este e pelo próximo governo para consolidar o crescimento de nossa economia e melhorar as condições de vida de nossa população”, afirmou o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

Antônio Rocha destacou que a Fibra está trabalhando para que, ainda este ano, sejam dados os primeiros passos para a construção de uma política industrial. “Temos a convicção de que é nosso dever apresentar propostas concretas e objetivas que ajudem Brasília a sair da crise e a recuperar a sua trajetória de crescimento econômico sustentado. Uma política industrial para o DF deve buscar não apenas o aumento da capacidade produtiva da economia mas, também, o crescimento do PIB que leve à melhoria do padrão de vida da população, reduzindo cada vez mais os desequilíbrios sociais”, argumentou Rocha. “Uma política industrial para o DF deve ir além da atração de novos empreendimentos para complementar a cadeia produtiva, mas buscar, acima de tudo, o desenvolvimento tecnológico do atual parque industrial”, concluiu.

Moacyr Oliveira
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac