Notícias
Max Gehringer elogia ações do Sistema
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 06 Mai 2010 11:01
Em palestra ontem (5) na Fibra, consultor de carreiras falou sobre a importância de investir, com urgência, em inovação nas empresas e educação profissional
Mais que incentivar seus funcionários para que continuem estudando, as empresas brasileiras precisam investir em ações que possibilitem o acesso à educação. A constatação foi feita ontem, na Fibra, pelo consultor de carreiras Max Gehringer, durante o 1° Encontro Empresarial do ano, promovido pela federação, em parceria com o Sebrae.
A palestra destacou a importância do capital humano como fator de desenvolvimento empresarial. Para Gehringer, “é mais caro perder um profissional do que investir nele”, já que “existe um sistema muito bem estruturado para orientar e auxiliar os empresários nessa questão”, afirmou, referindo-se às ações de entidades como o Sesi, Senai e Sebrae, que desenvolvem programas como qualificação e capacitação de pessoas, investimento em qualidade de vida e empreendedorismo.
Além disso, o consultor lembrou da carência do mercado de trabalho por mão de obra técnica. “O que está faltando hoje no Brasil é trabalhador técnico e não de nível superior”. Sobre os salários da categoria serem menores que os dos profissionais de nível superior, por exemplo, Gehringer afirmou: “quando digo que há carência das empresas por profissionais técnicos, não estou dizendo que devemos exercer essa mesma função a vida inteira. É preciso começar e o jeito mais rápido para chegar ao mercado, hoje, é por meio da educação técnica”, disse.
Max Gehringer tratou, ainda, da importância de investir, com urgência, na inovação dentro das empresas brasileiras. “O Brasil sempre foi um país tremendamente inovador e criativo, porém reativo. A nossa inovação é muito mais reativa que proativa. Esperamos a coisa acontecer e só depois encontramos uma solução genial. Nós teríamos condições de fazer a inovação acontecer se ensinássemos esse povo a pensar antes que a coisa acontecesse”, afirmou.
A palestra, que contou com transmissão simultânea, reuniu cerca de 400 pessoas, entre empresários e estudantes, em três auditórios da Fibra.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Email: elton.pacheco@sistemafibra.org.br
61-3362-3883