Notícias

Indústria brasiliense intensifica ritmo de crescimento

 

Os três primeiros meses do ano revelam a intensificação no ritmo de crescimento da atividade industrial brasiliense. Esse cenário sinaliza a retomada da atividade industrial, que deverá ocorrer de forma mais intensa que a verificada em 2009, se aproximando do padrão observado em 2008, antes da crise financeira. A conclusão consta nos Indicadores de Desempenho da Indústria do DF do mês de março, pesquisa mensal realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com o IEL-DF e o Sebrae. 

No primeiro trimestre do ano, o faturamento das indústrias brasilienses registrou avanço de 18,11% na comparação com igual período do ano passado. O principal destaque ficou por conta do grupo “outras indústrias” (64,27%), sobretudo impulsionado pela alta nas vendas do segmento de vidros. Além deste grupo, três das seis atividades pesquisadas também contribuíram para o faturamento, na mesma comparação: móveis e diversos (37%), produtos de metal (20,05%) e alimentos (2,36%). Em março, o faturamento registrou aumento de 22,30% frente a fevereiro de 2010, devido à fraca base comparativa, que contou com quatro dias úteis a menos.

A utilização da capacidade instalada (UCI) também aumentou no trimestre, alcançando 66,77% na média dos três primeiros meses do ano - taxa 4,98 pontos percentuais acima do observado em igual período de 2009 (61,80%). Três das seis atividades pesquisadas registraram resultados superiores à média da indústria, com destaque para fabricação de produtos alimentares (75,45%) e o grupo outras indústrias (71,47%). No mês de março, a UCI também registrou crescimento: 69,38%, o melhor resultado obtido pelo setor industrial desde o início da série histórica, em 2004.

Com o crescimento do faturamento e maior utilização do parque industrial, as indústrias brasilienses também contrataram mais. A pesquisa revela que, de janeiro a março deste ano, foram contratadas 2,5 mil pessoas, fruto do crescimento de 5,72% no nível de pessoa empregado, ante o mesmo período de 2009. O grupo outras indústrias (22,29%), seguido por alimentação (6%) e fabricação de produtos de metal (5,39%) foram os destaques na contratação de pessoal na indústria brasiliense. Em março, o emprego industrial também cresceu, registrando 1,17% na comparação com fevereiro deste ano.

Segundo o presidente da Fibra, Antônio Rocha, o desempenho da atividade industrial registrado no DF no mês de março e no acumulado do ano segue o mesmo ritmo de recuperação registrado nas demais capitais brasileiras. “Nesse contexto, o aumento da demanda interna, do nível de emprego e da massa de rendimentos dos ocupados, além dos efeitos positivos gerados com as desonerações fiscais, foram essenciais para a evolução da atividade industrial no período”, afirmou.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3883 / 8431-0335
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac