Notícias
Moda brasiliense na passarela carioca
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 13 Mai 2010 19:19
Se depender das empresas de moda de Brasília, a cidade estará bem representada no Fashion Business Primavera-Verão 2010/2011, maior bolsa de negócios das Américas e principal ponto de encontro do mercado brasileiro da moda, que terá a 16ª edição sediada no Rio de Janeiro, de 18 a 21 deste mês. Na Feira, poderá ser conhecido o minucioso trabalho artístico de bolsas do designer Raphael Rocha; a coleção de verão inédita repleta de drapeados e franzidos – identidade marcante do novo talento brasiliense Akihito Hira, com a alfaiataria masculina; além da moda feminina, com o trabalho já conhecido de Stefania, que levará à passarela da Feira a coleção Origami Orgânico.
A presença das marcas na Fashion Business é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), com o apoio da Fibra e do Sebrae-DF. O presidente do Sindicato, Márcio Franca, explica que as três empresas são as mais novas integrantes do Grupo Brasilia de Moda, o GBM, e são marcas que se apresentam com forte identidade de design e inovação. “Diante disso, tenho certeza que as marcas já nasceram para conquistar mercados além do território brasiliense e brasileiro”, opina.
Stefania explica que levará à Feira a coleção Origami Orgânico. “Pude trabalhar com duas referências: as dobraduras do origami e as formas orgânicas. É uma coleção feminina, com peças mais refinadas, feitas em tecidos como organza, seda”, antecipa. Segundo Stefania, serão levados, ao todo, 14 looks para o desfile e mais 60 para exposição. “O diferencial desta coleção é a estamparia. Antes trabalhávamos com serigrafia, mas agora eu aposto na estampa digital”, revela. “Participar de uma feira deste porte é a certeza de ter a nossa marca conhecida em todo canto do País”, finaliza a empresária.
Akihito Hira define a participação na Fashion Business como o reconhecimento da recente marca, que foi lançada no Capital Fashion Week há dois anos. “A feira será uma forma de amadurecimento e profissionalização para nós que acabamos de entrar no mercado”, explica. A paixão de Akihito pela boa alfaiataria vem de gerações passadas. Bisneto de alfaiate e neto de costureiras, Akihito cresceu tendo como companhia o bom gosto pela moda. Hoje, inspira-se nos drapeados e franzidos, traços que identificam sua moda masculina e itens considerados mais do que perfeitos para criar looks clássicos com ares contemporâneos e descontraídos. “É uma oportunidade de mostrar fora de Brasília que a cidade tem sua identidade de moda e que aqui se produz moda de qualidade e design”, diz.
Já o designer Raphael Rocha levará a moda acessórios para a cidade maravilhosa. Raphael promete impressionar o público com bolsas artísticas, feitas com aplicações de novas técnicas e materiais diferenciados e diversificados. “Levarei uma coleção nova, muito amadurecida, sofisticada, e cheia de arte”, revela. Em seu ateliê, o empresário desenvolve bolsas exclusivas, e exporta para o Japão e demais países, além de possuir clientes espalhados por todo o Brasil.
As empresas, já reconhecidas em Brasília, são destaque em eventos como Capital Fashion Week, Brasília Fashion Festival e Projeto em Bloco. Além disso, todas são integrantes do Arranjo Produtivo Local do Vestuário do DF, iniciativa do Sebrae-DF, que reúne empresas de um mesmo setor para facilitar a elaboração de políticas de desenvolvimento da cadeia produtiva.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3839