Notícias

Letônia pretende importar produtos do DF

Produtos fabricados no Distrito Federal tendem a conquistar um novo mercado na União Europeia. Um encontro de negócios promovido pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), na tarde desta segunda-feira (24/05), na sede da entidade, aproximou empresários da República da Letônia e do Brasil. Durante a ocasião foi anunciada, inclusive, a inauguração do Consulado da Letônia em Brasília.

O Encontro de Negócios Letônia Brasil foi conduzido pelo presidente da Fibra, Antônio Rocha. Ele recebeu, junto com outros diretores e presidentes de sindicatos da indústria, uma delegação composta por 12 autoridades estrangeiras. Rocha destacou as potencialidades do Distrito Federal. “Brasília tem todas as indústrias que São Paulo possui, só que com tamanho e condições diferenciadas. Nossa localização é bem no centro do país, temos o maior índice de desenvolvimento humano e a maior renda per capita do Brasil”, ressaltou.

Os empresários letões demonstraram interesse em prospectar negócios nas áreas de madeira, grãos, tecnologia da informação, máquinas agrícolas, infraestrutura portuária e fármacos. “Temos grande interesse econômico no Brasil. Esse consulado recém inaugurado fará o possível para intensificar as relações comerciais entre os dois países”, disse o vice-ministro de Relações Exteriores do país báltico, Andris Teikmanis. Essa relação pode intensificar ainda mais as exportações brasilienses. Em 2004, o DF exportou US$ 12 milhões. Em 2009, foram US$ 165 milhões.

Outra vantagem para o DF no comércio com a Letônia será a inserção dos produtos brasilienses em grandes mercados europeus. “Estamos dispostos a transferir para o Brasil a nossa experiência na condução de negócios com países como Rússia, Ucrânia e Bielorrússia”, destacou Teikmanis. A Letônia é um país pequeno, localizado no centro norte da Europa, que faz fronteira com antigas repúblicas da União Soviética, como Lituânia e Estônia.

Atualmente, o país báltico tem uma população de 2,2 milhões de habitantes e nos últimos dois anos sofreu uma queda acumulada no PIB de quase 25%, como resultado da crise financeira mundial. A diretora da Câmara de Comércio da Letônia, Zaneta Jauvzeme Grende, explicou o espírito que deve pautar o comércio bilateral da nação a partir de agora. “Às vezes, nós pensamos que a Letônia é muito longe do Brasil, mas não é verdade. No mundo dos negócios não existem fronteiras.” Além dos citados, também compôs a mesa o embaixador não residente da Letônia para o Brasil, Artis Bertulis.

Contrapartida
Os empresários brasilienses foram convidados para visitar a Letônia. Uma missão composta por industriais da Fibra deve visitar o país europeu em setembro. “O nosso objetivo foi verificar as possibilidades de negócios no Distrito Federal e, ao mesmo tempo, prospectar oportunidades de negócio na Letônia”, explica Antônio Rocha.

Diego Recena
Assessor de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac