Notícias

Empresário do DF recebe Ordem do Mérito Industrial

Doze personalidades da indústria brasileira foram agraciadas pela CNI, na noite desta terça-feira (25/05), Dia da Indústria, com a Ordem do Mérito Industrial de 2010. A comenda, entregue desde 1958, é a principal condecoração do segmento. O empresário Fernando de Castro Marques, indicado pela Fibra, foi um dos homenageados. Castro Marques é presidente da União Química, uma das maiores e mais sólidas empresas do setor farmacêutico brasileiro.

A solenidade de premiação foi conduzida pelo presidente da CNI, deputado federal Armando Monteiro Neto. Ele destacou a representatividade dos homenageados e da premiação. “É um justo reconhecimento a um conjunto de empresários que, sem dúvida, são merecedores dessa honraria”, disse Monteiro. “Fazemos um uso seletivo para não balizar essa que é a grande ordem do mérito da indústria brasileira”, completou.

Em 52 anos de existência, a Ordem do Mérito Industrial foi concedida a mais de 170 personalidades, dentre elas Juscelino Kubitscheck, Mário Henrique Simonsen e Jarbas Passarinho. A comenda premia personalidades e instituições nacionais e estrangeiras, civis, militares ou eclesiásticas que se tornam dignas do reconhecimento ou admiração da indústria.

O industrial Fernando de Castro Marques comentou a satisfação em receber o prêmio. Ele recebeu a medalha das mãos do presidente da CNI, Armando Monteiro, e do diretor financeiro da Fibra e presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, José Luiz Diaz Fernandez.  “É um orgulho participar dessa homenagem no meio de grandes empresários que lutam pelo desenvolvimento do nosso país”, disse Castro Marques. “Agora temos que preparar o Brasil para um grande crescimento dentro dessa década”, completou.

Natural de Belo Horizonte, Castro Marques começou a trabalhar aos 16 anos, com o pai. O início de sua carreira coincide com o crescimento do Laboratório Prata, de sua família. Em 1979, nasce a União Química, já sob sua presidência, aos 25 anos. Desde então, as atividades do grupo prosseguiram em ritmo intenso e se diversificaram.

Agraciados:

• José Nasser- Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM)
• Bernardo Afonso de Almeida Gradin - Federação das Indústrias do Estado da Bahia- (FIEB)
• Fernando de Castro Marques - Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA)
• Helcio Rezende Dias - Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES)
• Sandro Antônio Scodro Mabel - Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG)
• Roberto José Fae- Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS)
• Mário Valério Gazin- Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEPR)
• Francisco Ferreira Souto Filho- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN)
• José Aury Klein- Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)
• Laerte Eloi Oestreicher- Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER)
• Vilmar de Oliveira Schürmann- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC)
• João Sandoval da Silveira- Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), indicado pelo Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto.

Diego Recena
Assessor de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Foto: Cristiano Costa/Unicom

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac