Notícias

Indústria da informação estreita relações com a China

Empresários brasilienses e chineses do setor de tecnologia da informação participaram nesta quarta-feira (02/06), na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), de um encontro de negócios. A reunião serviu para estreitar os laços comerciais entre Brasília e China. A delegação asiática, integrada por diretores do grupo Haier, está no Brasil para oferecer soluções tecnológicas voltadas para programas educacionais.

Os industriais chineses foram recebidos pelo presidente em exercício da Fibra, Ricardo Caldas. Também participaram do encontro o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Manoel Abadia Sobrinho; a presidente em exercício do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), Suely Maria Silva; e empresários brasilienses do segmento.

“Sobretudo na área de tecnologia da informação, acredito que podemos intensificar nossa relação bilateral. A China pode ser uma ponte para atingirmos mercados asiáticos e Brasília, em contrapartida, pode ser um trampolim para eles alcançarem todo o Brasil e o Mercosul”, destacou Ricardo Caldas.

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês atingiu 4,9 trilhões de dólares em 2009, com um crescimento de 8,7%. Isso faz da China a terceira maior economia do mundo. No entanto, o comércio entre o país e o Distrito Federal ainda é bastante incipiente. Brasília quase não exporta para China e entre janeiro e abril importou US$ 15 milhões, volume considerado pequeno.

“A nossa estratégia agora é levar a Haier para todos os continentes no menor tempo possível”, disse o diretor internacional da empresa, Liu Wei.  O grupo atua fortemente no mercado de computadores, softwares e televisões. Em 2009, a empresa faturou US$ 182 bilhões. Para se ter uma idéia, por ano a Haier produz 17 milhões de freezers e 15 milhões de máquinas de lavar, além de outros eletrodomésticos.

“Procuramos mostrar que Brasília é um pólo apto a receber esses grandes investimentos”, disse o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Manoel Sobrinho. Antes de visitarem a Fibra, os chineses estiveram na secretaria. Eles também já se encontraram com integrantes do Ministério da Educação para oferecer as soluções tecnológicas produzidas por eles, como softwares educacionais. A visita da comitiva chinesa ao DF é uma parceria entre a secretaria, o Sebrae e a Fibra. 

Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/Unicom-Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac