Notícias
DF e Entorno precisam aumentar taxa de industrialização
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 16 Agosto 2010 17:10
Os empresários do setor industrial brasiliense estão convencidos de que é necessário aumentar a taxa de industrialização do Distrito Federal e do Entorno. Essa foi a principal conclusão extraída das discussões realizadas durante o 4º Encontro Regional da Indústria do DF, realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), na Fazenda Hotel Mestre D’Armas, distante 120 quilômetros de Brasília. Líderes de sindicatos da indústria debateram diretrizes para uma política industrial.
As sugestões elaboradas no encontro devem ser divulgadas nesta quarta-feira, por meio da Carta da Indústria. O documento também será entregue aos candidatos a governador, durante o ciclo de debates que será realizado pela Fibra, na sede da entidade, a partir de 24 de agosto. Na visão do empresariado, é preciso fomentar a atividade produtiva por meio de incentivos, infraestrutura adequada e um ordenamento jurídico bem definido. Além disso, os industriais também consideram necessário sensibilizar a sociedade para importância de elaborar e colocar em prática uma política industrial para o DF e o Entorno.
“A cada dia o setor público absorve menos mão de obra. Brasília precisa de uma alternativa que vá além da administração pública. Essa alternativa passa pela definição e aplicação de uma política industrial”, explicou o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Ele abriu o encontro na sexta-feira (13), quando discursou para um público de 80 líderes empresariais. Após a abertura, os participantes assistiram palestra do gerente executivo de pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Renato da Fonseca.
No sábado (14) pela manhã, foram realizadas outras duas palestras, uma com o jornalista Hélio Doyle, sobre o cenário político do DF, e outra com o cientista político Murillo de Aragão, sobre o cenário político nacional. No período da tarde, o economista Julio Miragaya apresentou um estudo, encomendado pela Fibra, de identificação das vocações e perspectivas setoriais para indústria. Após a apresentação de Miragaya, os empresários debateram as diretrizes de uma política industrial. No domingo (15), ocorreu o encerramento.
Na avaliação do diretor-secretário da Fibra, Pedro Henrique Achcar Verano, o saldo foi positivo. “O encontro foi de suma importância nesse momento em que estamos tratando de eleições e preocupados com uma política industrial para o DF. Acho que nessa política temos que pensar de uma maneira diferente o Entorno e, além disso, termos uma vontade real de ter uma política de industrialização”, afirmou.
O economista Julio Miragaya também avaliou o resultado das reuniões. “O DF sempre teve como sua principal força motriz o setor público. Quando essa capacidade de continuar funcionando como força motriz se esgota, a indústria é a melhor alternativa para gerar emprego”, disse. “Há um interesse evidente dos empresários no sentido de convencer a sociedade da importância da industrialização. Acho que o encontro foi a expressão de que o setor industrial pode ser decisivo para o futuro econômico da cidade”, concluiu.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra