Notícias
Agnelo abre ciclo de debates da Fibra
- Detalhes
- Publicado: Terça, 24 Agosto 2010 00:00
Agnelo abre ciclo de debates da Fibra e recebe propostas do setor
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) deu início nesta terça-feira (24) ao Ciclo de Debates Fibra Eleições DF 2010 – A indústria em foco. O primeiro candidato a governador a ser sabatinado pelos empresários foi Agnelo Queiroz (PT). Ele apresentou suas propostas para estimular a economia local e recebeu do presidente da federação, Antônio Rocha, a Carta da Indústria do DF. O documento contém as diretrizes para uma política industrial como foco no DF e no Entorno metropolitano. Durante a sabatina, o petista prometeu transformar Brasília na capital da América do Sul, deslocando para a cidade o eixo do desenvolvimento latino americano.
O encontro foi aberto por Antônio Rocha. O presidente da Fibra comentou a iniciativa de estimular um diálogo construtivo entre os postulantes ao Buriti e os empresários do setor industrial. “Nosso objetivo é oferecer aos candidatos uma proposição do setor”, explicou. “A carta da indústria pode ser uma referência e ser incorporada nos planos de governo.” O debate foi mediado pela jornalista Paola Lima, responsável por um dos blogs mais acessados sobre a política distrital. Compuseram a mesa, além de Agnelo e de Antônio Rocha, o vice-candidato a governador Tadeu Filippelli (PMDB) e os candidatos ao Senado pela coligação, Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT).
No início de sua fala, Agnelo ressaltou o momento positivo pelo qual atravessa a economia brasileira e disse que Brasília não pode perder a oportunidade de acompanhar esse crescimento. "A união entre governo e empresa é uma estratégia para colocar a capital do País a altura de uma grande economia, como a do Brasil." Na sequência, o petista destacou a importância de colocar Brasília dentro da legalidade, por meio de ações que levem segurança jurídica aos cidadãos e empreendedores. No final de sua apresentação, enumerou projetos estratégicos que nortearão seu plano de governo. Muitos são similares às reivindicações dispostas na Carta da Indústria.
Agnelo prometeu, entre outras coisas, lançar uma plataforma logística multimodal, transformar o Banco de Brasília em uma instituição financeira de fomento ao setor produtivo, ampliar a cidade digital, criar um pólo de produtos orgânicos e flores, construir um gasoduto, preparar a cidade para Copa do Mundo e, principalmente, transformar o DF em um centro financeiro internacional. Após isso, o candidato foi questionado sobre como iria resolver o problema da falta de mão de obra qualificada para atender a indústria. O petista prometeu investir no ensino integral. Também respondeu que pretende promover o alinhamento das políticas tributárias com os estados vizinhos.
Carta da indústria
A Fibra apresentou nesta terça-feira a Carta da Indústria do DF, versão 2010. O documento será entregue a todos os candidatos a governador e está disponível no endereço eletrônico da federação. As sugestões foram consolidadas no 4º Encontro Regional da Indústria, que ocorreu entre 13 e 15 de agosto. Ao apontar as diretrizes para uma política industrial, os empresários também indicaram as ações estratégicas que devem ser empenhadas. Na visão deles, a burocracia e a falta de infraestrutura, investimentos e políticas institucionais restringem o desenvolvimento. Já o fomento às atividades industriais, a redução da carga tributária, a oferta de crédito e financiamento e o estímulo a inovação, entre outros, favorecem o setor produtivo. Entre as 19 diretrizes apontadas, estão a ampliação da infraestrutura voltada para produção industrial, a simplificação burocrática, a consolidação de cidades-pólo na região do Entorno, a identificação de cadeias produtivas e o fortalecimento da qualificação profissional.
Calendário
O candidato Newton Lins (PSL) será sabatinado pelo empresariado na quinta-feira (26/08) e Eduardo Brandão (PV) se apresentará em 31 de agosto. Toninho (PSOL), Frank Svensson (PCB) e Ricardo Machado (PCO) falarão, respectivamente, em 2, 9 e 14 de setembro, sempre nos mesmos horários, das 9h às 11h, na sede da Fibra. O encerramento será feito em 16 de setembro, por Joaquim Roriz (PSC). A ordem foi definida por meio de sorteio. Rodrigo Dantas (PSTU) não apresentou sua inscrição e por isso ficou fora do ciclo de debates.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra