Notícias
Toninho do PSOL defende auditoria em contratos do GDF
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 02 Setembro 2010 00:00
Toninho do PSOL defende orçamento participativo e auditoria em contratos do GDF
Em sabatina com empresários do setor industrial brasiliense, o candidato Toninho do PSOL priorizou o discurso em defesa da ética e da transparência na gestão dos recursos públicos. Ele participou, na manhã desta quinta-feira (2), do Ciclo de Debates Fibra Eleições DF 2010 – A indústria em foco. “Nós só teremos desenvolvimento para valer no Distrito Federal e no Entorno quando todos nós nos empenharmos no combate à corrupção”, afirmou.
O encontro com o empresariado foi aberto pelo presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf), Antônio Eustáquio de Oliveira. Ele lamentou os escândalos de corrupção protagonizados nos últimos anos e o prejuízo para imagem da cidade. “Às vezes, me pergunto se ainda podemos classificar Brasília como capital da esperança”, disse. Eustáquio entregou para Toninho a Carta da Indústria, com as diretrizes de uma política industrial para região. O candidato elogiou o documento e criticou a inércia dos últimos governos na implementação das propostas do setor industrial.
Caso eleito, Toninho disse que seu governo será ético, transparente e compromissado em aplicar bem os impostos arrecadados. Afirmou que o programa da indústria precisa do apoio das agências de financiamento e ressaltou o potencial de um governo honesto. “Acabando com essa chaga da corrupção no DF, teremos muitos recursos para investir no setor produtivo brasiliense.” Ele ainda prometeu tornar transparente o processo de arrecadação e aplicação de impostos e criar um conselho de orçamento participativo.
Toninho também afirmou que iniciará uma auditoria em todos os contratos e órgãos governamentais a partir do primeiro dia de trabalho. Prometeu ampliar a linha do metrô, instituir a escola em tempo integral, investir em segurança pública cidadã e preservar o meio ambiente e as nascentes do DF. Ao final, ao ser questionado por uma empresária, criticou o Pró-DF por doar lotes e não garantir a infraestrutura das áreas. “O Pró-DF é a antítese de um programa de desenvolvimento”, disse.
O próximo debate será em 9 de setembro, com Frank Svensson (PCB). Ricardo Machado (PCO) e Joaquim Roriz (PSC) serão sabatinados, respectivamente, em 14 e 16 de setembro. Sempre das 9h às 11h30, na sede da Fibra. Além de Toninho, já participaram Agnelo Queiroz (PT), Newton Lins (PSL) e Eduardo Brandão (PV). A ordem foi definida por sorteio. Rodrigo Dantas (PSTU) não apresentou sua inscrição e por isso ficou fora do ciclo de debates.
Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra