Notícias

Roriz quer ampliar quadrilátero do DF

Roriz quer ampliar quadrilátero do DF e aumentar industrialização

O candidato Joaquim Roriz (PSC) participou na manhã desta quinta-feira (16) do Ciclo de Debates Fibra Eleições DF 2010 – A indústria em foco. Ele encerrou a série de encontros promovida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal. Durante a sabatina com os empresários, o ex-governador defendeu a ampliação do quadrilátero do DF como forma de desenvolver a capital federal. “Não há lugar para novas indústrias em Brasília”, disse. “Não há como resolver os problemas da cidade se não aumentarmos o quadrilátero.”

Roriz explicou que estava na Fibra, prioritariamente, para ouvir a opinião do empresariado e afirmou que não trazia um discurso pronto. Ele recebeu do presidente da entidade, Antônio Rocha, a Carta da Indústria, documento com as diretrizes do setor para uma política industrial. O ex-governador prometeu incorporar as sugestões. “Não vou tomar medidas que se choquem com os interesses industriais. Sem vocês, a cidade sofrerá um retrocesso”, disse.

Em sua fala de apresentação, o candidato voltou a criticar o caos na saúde pública do DF; pediu votos para Abadia e Fraga, sem distinção; e contou o motivo de ter renunciado ao cargo de senador. “Eu renuncio porque vejo a perspectiva de que posso ser útil de outra maneira”. O ex-governador também prometeu equalizar a carga tributária do DF em relação a outras unidades da federação, falou da necessidade de combater a sonegação de impostos e se manifestou favoravelmente à expansão das áreas de desenvolvimento econômico da cidade.

Questionado pelo presidente da Fibra sobre a falta de segurança no Distrito Federal, ele prometeu acabar com os postos de segurança comunitária, onde os policiais não têm mobilidade, e investir em câmeras de segurança espalhadas pela cidade, conectadas a uma central de monitoramento e inteligência. Ao final, Roriz voltou a dizer que é candidato e que não possui um plano B caso seja impedido pela Justiça de concorrer ao governo.

Ele também entregou a Antônio Rocha uma cópia do plano de governo, com propostas como redução da burocracia a que estão submetidas às empresas, ampliação de linhas de crédito para o setor produtivo, estímulo ao empreendedor individual, incentivo às exportações, garantia de acesso gratuito à internet e reestruturação do modelo de compras governamentais.

Além do candidato e do presidente da Fibra, compuseram a mesa do debate o candidato a vice-governador Jofran Frejat (PR) e os candidatos ao senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM). O ciclo de debates da Federação das Indústrias do DF teve início em 24 de agosto. A ordem de apresentações foi definida por sorteio. Todos os candidatos foram convidados e seis deles participaram, sendo: Agnelo Queiroz (PT), Newton Lins (PSL), Eduardo Brandão (PV), Toninho do PSOL, Frank Svensson (PCB) e Joaquim Roriz (PSC). 

Diego Recena
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
61 3362-3815 // 8185-7047
Foto: Cristiano Costa/ Unicom-Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac